4 dicas para comprar óculos de sol pensando na saúde dos seus olhos

O que motiva você a comprar óculos de sol? Em primeiro lugar, vem a saúde ou a estética? Esse é um acessório fundamental tanto para quem sai no dia a dia quanto para quem curti uma praia no final de semana. Na escolha do seu, além de se preocupar com o estilo, não se deve esquecer do elemento essencial: a proteção adequada aos olhos.

Muitos óculos no mercado, principalmente informal (como camelôs), vendem óculos que não protegem adequadamente os olhos. Por isso, é necessário manter a atenção quanto a sua fabricação e origem.

A seguir, vamos listar 4 dicas pra quem quer comprar óculos de sol sem se esquecer da saúde. Venha conferir!

1. Não escolher apenas pelo design

Há vários modelos para todos os gostos e preços no mercado, muitos são extremamente interessantes e podem causar uma compra por impulso só pela beleza. Por outro lado, é preciso não cair na tentação do consumo imediato e saber a procedência da lente e outros detalhes de fabricação.

Você compra óculos de camelô? Então, é melhor tomar cuidado! Muitos desses modelos têm taxa de proteção UV (raios ultravioletas) insuficiente e podem causar problemas na visão. Priorize marcas conhecidas e materiais resistentes para garantir a redução da intensidade desses raios nos seus tecidos oculares.

2. Escolha a cor de lente ideal para estações do ano

As diferentes colorações de lente devem ser bem escolhidas antes da compra. Cada lente é mais adequada para determinados períodos do ano e estações. Lentes marrons e fumês são indicadas para dias claros, por exemplo, e ajudam a realçar detalhes.

Já as laranjas e amarelas criam profundidade na visão. Elas são ideias para usar em uma manhã, no fim da tarde e em tempo encoberto. As lentes vermelhas têm caráter estético e valem mais como uma diversão para alguma ocasião especial.

3. Considere o formato do seu rosto

É ideal escolher uma armação de óculos que se enquadre no formato do seu rosto. Dê importância a modelos que não deixem um espaço grande entre o rosto e a armação. Lentes muito pequenas podem permitir que a radiação ultravioleta entre pelas laterais dos óculos.

4. Na dúvida, consulte um oftalmologista

Pode parecer trivial, mas consultar um oftalmologista ou um centro oftalmológico antes de comprar óculos de sol é o melhor caminho para fazer a melhor escolha.

Um oftalmologista vai detalhar os quesitos essências para os óculos de sol. Com essas informações, será possível encontrar a opção que mais se enquadre ao seu perfil, considerando não só o design, mas também as lentes e a armação.

Lembre-se de que uma escolha aleatória dos óculos escuros pode causar arrependimento, pois, como abordamos, muitas das alternativas no mercado priorizam a estética e apresentam qualidade duvidosa.

Portanto, a parte estética na escolha dos óculos escuros é importante, mas deve ser tratada de forma secundária diante da qualidade do produto. Comprar óculos de sol deve ser uma ação feita com o aval de um oftalmologista e realizada depois de uma boa pesquisa. Não se esqueça de seguir as dicas para não fazer uma escolha errada.

Gostou do nosso conteúdo? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui falando o que achou e do que gostaria de saber mais!

 


Publicado em 14/10/2018

Posted in Dicas

assinatura site

Olhar Certo Clínica Oftamológica © 2021 - Todos os Direitos Reservados.