Para realizarmos nossas atividades diárias, é importante que a visão de ambos os olhos esteja saudável. No entanto, algumas pessoas têm a chamada visão monocular — enxergam bem por apenas um olho; no outro, apresentam 20% ou menos da capacidade de enxergar, o que compromete o campo visual.
É, portanto, uma situação que pode atrapalhar o dia a dia e, até, o trabalho. Por isso, pode ser considerada uma deficiência.
Quer entender melhor o assunto? Neste post, vamos explicar as causas para essa condição, os cuidados que a pessoa deve ter, bem como seus direitos. Confira!
Quais as causas da visão monocular?
A perda visual em um dos olhos dificulta a percepção de profundidade e reduz a visão periférica, limitando algumas atividades, como dirigir, caminhar, subir escadas, atravessar a rua e outras ações. Mas, afinal, quais as causas para a visão monocular? Veja abaixo:
- tumores oculares;
- glaucoma;
- doenças na retina;
- doenças na córnea;
- problemas congênitos;
- infecções, como a toxoplasmose;
- traumatismos no olho.
Que cuidados essa condição exige?
É importante destacar que a visão monocular não tem cura, mas, com o tempo, o indivíduo que apresenta a condição passa a se adaptar, enxergando bem por apenas um dos olhos.
Pode ser mais fácil conviver com o problema se as pessoas perderam a capacidade visual de um dos olhos mais jovens ou no caso de essa perda ter sido gradativa.
Mas, independentemente da adaptação, é um problema que traz dificuldades para a rotina. Dessa maneira, é importante o indivíduo tomar alguns cuidados, em especial para preservar a saúde do olho que enxerga bem.
Aqui falamos de um acompanhamento mais rigoroso com o oftalmologista para fazer os exames e prevenir qualquer doença ou problema que possa surgir no olho com a saúde preservada. Fazer a higiene ocular e adotar um estilo de vida saudável também são medidas recomendadas.
Quais os direitos da pessoa com visão monocular?
Não ter a visão de ambos os olhos dificulta a nitidez e pode afetar a coordenação motora. Compromete, especialmente, as profissões que exigem um trabalho a curta distância dos olhos, como cirurgiões, cabeleireiros, mecânicos, costureiros, motoristas, entre outras.
Devido a esses fatores, as pessoas com visão monocular têm alguns direitos assegurados. O Projeto de Lei 1.615/2019, por exemplo, tem como objetivo incluir essa condição como deficiência sensorial, garantindo a essas pessoas os mesmos direitos e benefícios das pessoas com deficiência.
O Ministério da Saúde e Emprego já considera esse problema como limitador para algumas atividades. Permite, assim, que os indivíduos que têm o problema possam entrar em programas de cotas de pessoas com deficiência em empresas e concursos públicos.
A visão monocular confere uma séria restrição do campo visual. Exige, dessa forma, que as pessoas com essa condição se adaptem para realizar tarefas comuns no dia a dia. Sendo assim, é fundamental que elas façam o check-up regular com o oftalmologista para preservar a saúde do olho não comprometido e que tenham alguns direitos garantidos.
Gostou de conhecer mais sobre essa condição que afeta os olhos? Acompanhe outros posts sobre saúde ocular. Siga as nossas páginas no Facebook, LinkedIn, YouTube e Instagram!