Os erros de refração são condições oculares comuns que acometem todas as faixas etárias. Não é raro, por exemplo, ver um míope usando óculos ou lentes para melhorar a visão. Nessa perspectiva, seria possível fazer a regressão da miopia?
Embora o enfoque da nossa conversa seja a regressão, é importante ressaltar que a progressão tem alcançado importantes níveis. De 2019 para 2020, a progressão evoluiu cerca de 40% nas pessoas entre 5 e 18 anos.
Com o uso de telas cada vez mais difundido, essa estatística não é uma total surpresa. Por isso, é importante conhecer medidas para regredir — e não progredir — com a miopia. Continue a leitura!
Entenda o que é miopia
Antes de tudo, vamos entender brevemente o que representa a miopia. Para obter uma imagem adequada, as estruturas do sistema visual funcionam com o intuito de direcionar os raios luminosos para a retina. A partir daí, a imagem é processada no cérebro.
Portanto, os raios devem alcançar corretamente a retina. Porém, no caso da miopia, os raios são direcionados para uma região um pouco anterior à ela. Isso pode acontecer devido a um globo ocular mais alongado ou a uma córnea com intensa curvatura.
O resultado disso? A dificuldade para enxergar objetos de longe. A fim de corrigir esse problema, os óculos de grau ou lentes de contato podem ser utilizados. A indicação correta vai depender do diagnóstico e de quantos graus a pessoa apresenta.
Saiba se é possível a regressão
De fato, os óculos e as lentes melhoram consideravelmente o bem-estar das pessoas míopes. Porém, a regressão só é possível por meio de cirurgia. Porém, vale ressaltar alguns detalhes que podem interferir nessa interpretação.
Primeiro, nem sempre o diagnóstico é feito da maneira correta. Isso quer dizer que mesmo que a pessoa seja míope, qualquer falha na graduação pode indicar um grau maior do que aquele que o paciente realmente tem.
Além disso, existem condições que podem afetar a refração dos raios luminosos. Algumas delas são naturais, como o próprio crescimento e desenvolvimento. Já outras, são temporárias ou patológicas, como gravidez e diabetes, respectivamente.
Veja como fazer a regressão da miopia
Se a regressão da miopia só é possível de maneira cirúrgica, como é feito o procedimento? Neste caso, trata-se de uma cirurgia refrativa corneana. Vale ressaltar que, cada vez mais, esse tratamento tem sido implementado para os erros de refração.
Para a regressão da miopia, é feito um remodelamento da córnea, com intuito de alterar a curvatura para aquela que vai resultar na visão normal. O que antes era feito apenas para altos graus de miopia, tem sido cada vez mais difundido.
Além de buscar garantir o maior bem-estar para o paciente, também está associado a:
- menor índice de complicações;
- reabilitação mais rápida;
- pós-operatório com menor desconforto;
- melhor performance visual.
Concluímos, portanto, que a regressão da miopia é possível com técnicas mais avançadas. Porém, isso não significa que o míope não pode melhorar sua visão, afinal, existe tratamento para corrigir os erros. Além disso, bons hábitos são fundamentais, como evitar o uso excessivo de telas ou forçar a visão em ambientes escuros. No mais, não deixe de acompanhar com um bom oftalmologista e tenha sempre o melhor tratamento à sua disposição.
Gostou do conteúdo? Acompanhe nossas redes sociais e não perca nenhuma novidade! Estamos no Facebook e no Instagram!