A Tomografia de Coerência Óptica (OCT) consiste em um exame de imagem indolor e não invasivo. Sendo que é possível ver detalhadamente a retina e o nervo óptico do paciente. Além do mais, reproduz imagens de corte seccionais da estrutura do olho. A resolução do exame é excelente e, durante a sua realização, não é necessário contato ocular direto.
É importante ressaltar que o exame é realizado para avaliar qualquer problema na córnea, no nervo óptico e na retina. Para isso, é necessária a utilização de um aparelho capaz de tirar uma foto tridimensional de cada uma das estruturas. Assim, o profissional consegue analisar e encontrar alterações oculares, como hemorragia, edema entre outros problemas.
Continue a leitura e aproveite para tirar suas dúvidas a respeito da OCT!
Para que serve o exame?
A OCT serve para que os médicos consigam realizar um diagnóstico mais preciso das alterações oculares de seus pacientes e acompanhar a evolução do tratamento. O exame é uma importante ferramenta para o paciente conseguir compreender melhor a doença que tem e suas características.
Quem precisa realizá-lo?
A Tomografia de Coerência Óptica é indicada, principalmente, para os pacientes que apresentam alguma doença na córnea, na retina ou no nervo óptico.
Sendo assim, é direcionada, em especial, a:
- pessoas com baixa visão de causas não encontradas;
- idosos com degeneração macular associada à idade;
- diabéticos;
- glaucomatosos;
- entre outros.
É possível realizar esse exame para encontrar a melhor solução para o seu problema de visão. Além disso, muitos médicos indicam a tomografia para acompanhar e diagnosticar a doença.
Como é feito?
Durante a realização do exame, é necessário que o paciente insira o queixo sobre um suporte do próprio aparelho, fixando o olhar para o centro de um “asterisco” que surge na parte interior da ferramenta.
O exame é feito em torno de 20 minutos, o paciente não sente dor, não há qualquer toque em seus olhos e você pode piscar normalmente.
A facilidade e a agilidade proporcionadas durante a realização do exame é devido ao avanço das ferramentas tecnológicas. Assim, diversos aparelhos surgiram na área da saúde com o propósito de garantir maior precisão e conforto para os indivíduos.
Como acontece a preparação?
Caso o paciente esteja utilizando lente de contato, é preciso retirá-la. Além do mais, em algumas situações é preciso usar colírio para fazer a dilatação da pupila. Ainda, a luz emitida é próxima ao infravermelho, o que não causa nenhum desconforto.
É perceptível que a preparação para realizar o exame é muito simples e prática, mas é indicado que o paciente esteja acompanhado. Pois, em algumas situações, ele pode ficar com visão embaçada por causa da utilização do colírio.
Portanto, a Tomografia de Coerência Óptica é um importante exame para os pacientes que desejam descobrir qualquer problema ocular. Mas, para ter um bom resultado e iniciar um tratamento adequado, é preciso contar com profissionais qualificados e que ofereçam uma boa estrutura para o tratamento.
Precisa fazer uma OCT com qualidade e segurança? Entre em contato conosco para saber mais e contar com profissionais especializados!