Como funciona a topografia da córnea e quando fazer?

Ao longo dos anos, a medicina evoluiu com equipamentos cada vez mais modernos. Além da maior efetividade nos resultados, também estão relacionados a técnicas menos invasivas de abordagem. Exemplo disso é a topografia de córnea.

Antes de falarmos sobre o exame, é preciso ressaltar que a córnea é uma camada transparente que se localiza na região anterior do olho. Sendo assim, é uma das primeiras camadas que os raios luminosos atravessam antes de chegar até a retina.

Portanto, qualquer alteração na estrutura pode ser o suficiente para prejudicar a visão. Seja uma deformação, seja uma proeminência ou mesmo irregulares… tudo isso poderia causar erros de refração ou perda visual.

Entenda o que é a topografia de córnea

Agora que você sabe qual o principal papel da córnea, já é possível imaginar a importância dela. Assim, as alterações precisam logo ser diagnosticadas e, se possível, tratadas de diferentes maneiras.

Por isso, é utilizado um exame muito efetivo, capaz de caracterizar anatomicamente a estrutura em questão: a topografia de córnea. Basicamente, consiste na avaliação da curvatura e da espessura em toda a extensão.

No primeiro caso, a identificação das curvaturas permite o estudo topográfico. Já a detecção das diferentes espessuras viabiliza o registro paquimétrico da córnea. Mas afinal, o que tudo isso pode indicar?

Saiba quando o exame é indicado

Bem, a principal indicação da topografia de córnea é para avaliação de ceratocone. Essa condição retrata uma deformação da estrutura, de modo que ela fica com um formato semelhante ao de um cone.

Isso provoca dificuldade para enxergar e, ainda, gera maior sensibilidade para a luz. Apesar de ser uma das principais indicações da topografia, existem outras situações que requerem esse tipo de avaliação, como os erros refrativos.

Assim, é possível identificar, por exemplo, astigmatismo ou miopia. Da mesma forma como é útil para o diagnóstico, também pode ser implementada para avaliar a eficácia de um tratamento ou, mesmo, como pré-operatório de cirurgias refrativas.

Veja como se preparar para ele

Como falamos, uma das principais vantagens dos avanços tecnológicos é garantir abordagens minimamente invasivas. A topografia de córnea contempla isso, tendo em vista sua praticidade, conforto e rapidez para realização.

O exame dura em torno de 15 minutos e sequer precisa de dilatação da pupila. Cabe ao paciente permanecer sentado e aproximar os olhos do equipamento. Vale lembrar de alguns cuidados, como evitar o uso de lentes por 7 dias e também o de maquiagem.

O aparelho vai emitir alguns anéis concêntricos e estes, por sua vez, serão refletidos pela córnea. De acordo com a quantidade de luz refletida, é possível determinar a curvatura da região.

Concluímos, enfim, que a topografia de córnea é um dos exames essenciais no universo da oftalmologia. Além de diagnosticar condições provocadas por alterações anatômicas, pode conduzir para o melhor tratamento. Não se esqueça de procurar bons médicos para realização. Afinal, qualquer erro no exame pode direcionar para falso diagnósticos e condutas equivocadas.

Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe nos comentários!


Publicado em 09/03/2023

Posted in Dicas e cuidados

Entre em contato

Você está buscando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua visão? Então não perca tempo! Venha conhecer a Olhar Certo, a sua clínica oftalmológica de confiança.


Nossos Prêmios

assinatura site

Olhar Certo Clínica Oftamológica © 2024 - Todos os Direitos Reservados.