A inflamação na córnea é um tipo de irritação, muitas vezes dolorosa, que atinge a membrana transparente na parte frontal do olho. O problema também é conhecido como ceratite e deve ser tratado com atenção, pois sua evolução pode trazer sérios prejuízos ao globo ocular, levando até mesmo à cegueira. Felizmente, há opções de tratamento eficazes para cada caso.
Neste texto, vamos apresentar os principais sintomas da inflamação na córnea, os tipos e as abordagens mais usadas para resolver o problema. Confira!
Quais são os sintomas de inflamação na córnea?
A ceratite tem alguns sintomas clássicos, que são comuns na maioria dos casos. Então, é preciso ficar atento a cada um deles e procurar ajuda médica quando começar a sentir os incômodos:
- olhos vermelhos;
- lágrimas em excesso;
- problemas para abrir os olhos;
- sensibilidade à luz maior do que o normal;
- dor ou queimação nos olhos;
- dificuldades de visão — é comum que o campo de visão fique embaçado.
Quais os tipos de inflamação na córnea?
A inflamação na córnea pode ser causada por vários fatores, como uso incorreto de lentes e infecção por microrganismos. Além disso, pessoas com o sistema imunológico mais fraco ou que passaram por cirurgia na região têm uma maior tendência a sofrerem de inflamações.
Geralmente, o problema é classificado em diversos tipos, de acordo com suas causas. Veja, a seguir, os mais comuns.
Inflamação herpética
Essa ceratite é originada por vírus. Em geral, manifesta-se em pessoas que apresentam herpes ou herpes zoster.
Inflamação bacteriana ou fúngica
Como o próprio nome sugere, é originado por bactérias e fungos que entram em contato com os olhos por diversas situações, como manuseio incorreto das lentes e, até mesmo, ao entrar em contato com água contaminada, em um lago, por exemplo.
Inflamação por Acanthamoeba
O problema é causado por um agente infeccioso que chega às lentes de contato, principalmente se são usadas por mais de 24 horas. É considerada uma infecção grave.
Inflamação não infecciosa
Nem sempre o problema surge devido a um agente infeccioso. Há casos em que a inflamação começa devido a algum traumatismo ou por contato com substâncias que irritam os olhos, como produtos químicos e, até, alguns tipos de colírio.
Essa inflamação é contagiosa?
Sim. A inflamação na córnea é contagiosa quando sua origem está ligada a microrganismos. Então, ela pode ser transmitida ao entrar em contato com alguém doente.
A própria pessoa infectada pode espalhar a infecção em seu corpo, de um olho para o outro, por exemplo. Por isso é recomendado sempre lavar as mãos, não tocar nos olhos e ser cuidadoso ao entrar em contato com objetos de pessoas infectadas.
Quais são os tratamentos disponíveis?
O tratamento vai variar de acordo com as causas do problema. As abordagens mais comuns são:
- uso de colírios antibióticos;
- medicamentos antivírus, se a inflamação for viral;
- uso de pomada lubrificante ou lágrimas artificiais;
- colírios que dilatam os olhos e aliviam a dor.
Para receber as instruções corretas é fundamental procurar um bom oftalmologista. Um profissional capacitado será capaz de fazer toda a avaliação e exames necessários para definir o tipo de problema.
Além disso, um oftalmologista qualificado conseguirá passar diversas recomendações importantes para o tratamento, como evitar o agente causador e ser muito cuidadoso com o manuseio das lentes de contato.
A inflamação na córnea é um problema sério, que, se não tratado, pode até cegar o paciente. Por isso, é tão importante buscar ajuda assim que identificar os primeiros sintomas. O tratamento costuma ser simples, sem causar grandes incômodos e possibilita uma completa recuperação. Lembre-se também de tomar as precauções necessárias para impedir que a infecção se espalhe e sempre cuide da saúde dos seus olhos.
Gostou deste texto? Então, curta a página do Olhar Certo no Facebook e fique sempre por dentro de nossas novidades.