A hemorragia vítrea é o sangramento existente na parte posterior e interna do olho. Existem algumas causas comuns que podem gerar esse problema como: retinopatia diabética e descolamento do vítreo.
Além disso, é importante frisar que o diagnóstico é feito por meio de um mapeamento de retina para, assim, localizar a hemorragia e qual a sua possível causa. Depois disso, o profissional responsável vai auxiliar o paciente da melhor forma possível buscando um tratamento que atenda de maneira efetiva o cliente.
Está gostando do conteúdo? Então, continue a sua leitura e fique por dentro de mais novidades!
O que é a hemorragia vítrea?
Também chamada de hemovítreo, essa é uma condição caracterizada pelo sangramento no humor vítreo que, por sua vez, é uma substância localizada entre a retina e o cristalino com a função de dar formato ao globo ocular.
Existem várias situações que podem ocasionar a hemorragia vítrea, como doenças cardiovasculares, leucemia, anemia aplástica e policitemia. Desse modo, para evitar possíveis danos, ao menor sinal de desconforto na região do olho, o oftalmologista deve ser procurado. Afinal, é preciso realizar o tratamento necessário para gerar uma maior qualidade de vida ao paciente.
Quais as opções que podem ajudar a minimizar os danos da hemorragia vítrea?
Por ser uma região muito sensível, facilmente o indivíduo consegue detectar alguma diferença ou incômodo na visão. Os sintomas recorrentes nesse tipo de complicação são perda visual indolor e súbita, visão turva e presença de manchas ou sombras.
Logo, o oftalmologista deve estudar a fundo o caso do paciente, visto que, para cada nível do problema, um tratamento é recomendado.
Dessa forma, para amenizar os danos dessa hemorragia, em alguns casos, é recomendada a realização de uma fotocoagulação a laser ou, até mesmo, uma intervenção cirúrgica.
A cirurgia é a vitrectomia e serve para remover o vítreo, e o gel vítreo será trocado por uma solução salina. E, por conta do vítreo ser à base de água, o paciente não sente nenhum desconforto na visão com essa troca.
Em caso de cirurgia, quais as recomendações durante a recuperação?
A recuperação pode durar semanas. É importante o recém-operado utilizar colírios de antibióticos e anti-inflamatórios durante todo o período de recuperação.
Existem casos mais graves em que, por exemplo, é colocada uma bolha de gás no interior do olho a fim de manter a retina “colada”. Logo, independentemente do procedimento feito, é preciso seguir todas as orientações passadas pelo médico.
Agora você já sabe um pouco mais sobre o que é a hemorragia vítrea e as opções de tratamento. Caso esteja passando por essa complicação, procure uma clínica que seja referência no campo oftalmológico. Afinal, visão é coisa séria.
A Olhar Certo é uma instituição conceituada que conta com profissionais qualificados e bem instruídos para cuidar bem dos seus olhos, vale a pena conferir o nosso trabalho.
Gostou do post acima e quer contar com um serviço oftalmológico de alta qualidade? Então, aproveite para entrar em contato conosco!