Sabia que é completamente normal não enxergar de perto depois dos 40 anos? Neste texto, vamos explicar como acontece o fenômeno da presbiopia — popularmente conhecida como vista cansada —, quais as suas consequências e como é possível minimizar seus efeitos.
Vamos relacionar ainda outros problemas oculares que aparecem com a idade, como a catarata, o glaucoma e a degeneração muscular, e dar dicas para preveni-los.
Se você está nessa faixa etária e já começou a enxergar diferente, continue lendo, aprenda mais e identifique se você sofre com algum desses males.
O que é presbiopia?
Se você nunca teve problemas de visão, mas de um tempo para cá, tem tido dificuldade de ler de perto e focar em objetos, saiba que você pode estar sendo alvo de presbiopia.
A presbiopia não é uma doença, mas um processo natural de envelhecimento dos olhos, que traz essa dificuldade de enxergar.
Ela ocorre porque o cristalino, que é a lente dos nossos olhos, vai perdendo elasticidade e isso impacta no modo de enxergar, as imagens vão se apresentando com menos nitidez.
Por ser um fenômeno natural e próprio do envelhecimento, significa que não tem como fugir dele, e que não “cura”, mas paliativos para melhorar a visão e qualidade de vida de quem está com a vista cansada.
Como melhorar a presbiopia e evitar seus avanços?
Se você foi diagnosticado com presbiopia, e não tem nenhum outro problema de visão, o mais comum é que um oftalmologista indique óculos ou lentes de contato simples, que ajudam a melhorar o foco da visão.
Caso tenha outros problemas, os óculos deverão ser bifocais ou um multifocal — de acordo com suas necessidades.
Se você não tem o problema ou o tem em fase inicial, deve tomar os seguintes cuidados para que a presbiopia não se acelere:
- evite muito tempo usando telas de celulares e computadores;
- se for inevitável usá-las, aumente o tempo de descanso após usá-las;
- não force a vista para enxergar algo;
- coloque a tela que estiver usando na altura dos olhos;
- diminua a luz do computador e do celular;
- evite telas claras em ambientes escuros, como o quarto;
- use óculos escuros com proteção UVA e UVB;
Que outros problemas atingem a visão depois dos 40?
Veja também que outros problemas costumam acometer a visão depois dos 40, e que têm relação direta com o envelhecimento das estruturas dos olhos.
Catarata
Trata-se de uma doença que afeta o cristalino, que é uma espécie de lente por trás da pupila. É o que ajuda o olho a regular o foco e auxilia na coloração da visão. Com a catarata, a pessoa passa a ver tudo embaçado, acinzentado e desfocado, e pode chegar à cegueira. É resolvida com uma cirurgia.
Glaucoma
Outra doença que causa cegueira e se caracteriza por lesões no nervo óptico, que comprometem a visão. Ela ocorre por causa da pressão intraocular mais elevada e que leva ao dano do nervo. Essa pressão mais alta pode ser transmitida hereditariamente. Existem vários tipos de glaucoma e tratamento para eles.
Degeneração macular
Outra doença que pode vir com a idade, com a degeneração da macular, que é a parte da retina que é responsável pelo centro da visão. Com a sua degeneração, a pessoa vai enxergando com manchas ou pontos escuros na visão. É possível reverter o problema com injeções nos olhos e cirurgia.
Como vimos, não enxergar de perto depois dos 40 anos é mais comum do que se pensa, visto que todas as pessoas vão passar pelo envelhecimento do seu organismo e ter o cristalino no olho afetado.
Com a perda da elasticidade dessa estrutura, é comum que tenhamos que aproximar um texto para ler ou ter dificuldade para focar.
Vale manter a consulta com seu oftalmo em dia, evitar muito tempo de tela e luzes muito claras em ambientes escuros.
Caso esteja precisando fazer exames preventivos, que tal procurar a Olhar Certo e deixar tudo em dia?