A catarata é uma doença caracterizada pela opacificação do cristalino, uma lente natural dos olhos, causando certo bloqueio na entrada dos raios. O tratamento cirúrgico é o mais indicado, e muitas pessoas têm dúvidas de como é a recuperação da cirurgia de catarata.
No procedimento, chamado de facectomia, há a substituição do cristalino opacificado por uma prótese, que nada mais é do que uma lente intraocular. Assim, é possível corrigir a catarata e, no mesmo tempo, o prejuízo que existia na acuidade visual.
Entretanto, para obter os resultados almejados, é preciso ter cuidado com a recuperação da cirurgia. Embora seja um procedimento relativamente rápido, confira quais as precauções do pós-operatório!
Como garantir uma boa recuperação da cirurgia de catarata?
Uso de medicamentos prescritos
Em primeiro lugar, providencie os medicamentos prescritos pelo médico. Geralmente, são de uso tópico, ou seja, colírios. Eles visam prevenir contra infecções e inflamações internas exacerbadas. Então, os antibióticos e anti-inflamatórios tópicos devem ser utilizados pelo período indicado, que usualmente gira em torno de 7 a 10 dias.
Manter a região protegida
Logo após a cirurgia, pode ser utilizado um tampão de acrílico ou mesmo um curativo feito pelo profissional responsável. Já em casa, os cuidados com a área serão de responsabilidade do paciente.
Evite que substâncias caiam na região — exceto os colírios, claro. Seja durante o banho, seja em piscinas ou mesmo algum acidente com produtos, tudo isso pode causar alguma irritação. Já no momento de pingar os medicamentos, busque sempre higienizar as mãos antes do processo. Assim, diminui o risco de algum microrganismo infectar a região recém-operada.
Priorização do repouso
O repouso na recuperação da cirurgia de catarata é basicamente evitar movimentos bruscos ou que possam gerar aumento da pressão intraocular. O simples ato de abaixar a cabeça pode oferecer risco, assim como espirros ou vômitos. Complementando, evite também a prática de atividades físicas, sejam esportes, seja academia.
Cautela ao dormir
Assim como os movimentos bruscos causam aumento da pressão, dormir voltado para o lado da cirurgia também resultar nessa alteração intraocular. Além disso, é um risco maior até mesmo pelo contato com uma superfície repleta de microrganismos. Por mais simples que pareça, é um dos erros mais comuns na recuperação da cirurgia de catarata.
Acompanhamento continuado
Por último, ressaltamos a importância de manter o acompanhamento com o profissional. A catarata é uma condição que pode começar apenas de um lado e se manter nele, mas também pode evoluir para o acometimento bilateral. Então, é preciso que o cirurgião avalie qual o próximo passo, se será necessário intervir no outro olho, se o único procedimento foi efetivo para o tratamento ou mesmo se houve alguma complicação da cirurgia já feita.
A recuperação da cirurgia de catarata exige, sim, que o paciente adote cuidados importantes, a fim de aumentar a efetividade da intervenção e afastar as possibilidades de alguma intercorrência.
Ficou alguma dúvida sobre o tratamento? Agende uma consulta na Olhar Certo e saiba mais sobre a cirurgia de catarata.