Afinal, como escolher um modelo de óculos de grau?

Você está com problemas de visão e precisa usar óculos? A primeira coisa que fazemos quando queremos comprar óculos é ir até uma ótica e dar uma olhada para escolher os que achamos mais bonitos. No entanto, nem todas as armações cabem nas lentes de grau de que precisamos. Muitas vezes, é necessário usar óculos de grau, a fim de melhorar a visão do paciente. Porém, surgem dúvidas sobre como escolher óculos de grau.

Além da funcionalidade, os óculos também podem ser elegantes e cair bem em você, se escolher a armação e lente certas. É por isso que, ao escolher os seus óculos, ​​é aconselhado sempre levar em consideração vários aspectos, entre os quais se destacam uma melhor visão e um modelo que fique bem no rosto.

Neste post, daremos algumas dicas sobre como escolher um modelo de óculos de grau. Confira!

Defina o estilo da armação de acordo com o formato do seu rosto

Muitas pessoas temem que os óculos não caiam bem em seu rosto, pois cada um tem um estilo e formato de rosto. Na verdade, qualquer um pode ficar incrível com óculos, é preciso encontrar a armação certa que se adapte às suas características faciais. Um dos principais elementos a serem levados em conta é o formato do seu rosto.

Rostos em forma de coração ficam bons com armações redondas com uma parte superior mais larga do que inferior. Já as molduras retangulares são mais adequadas para faces arredondadas. Em contrapartida, molduras redondas ficam incríveis em faces quadradas.

Escolha o material da armação e das lentes

Agora, é o momento de escolher a moldura e as lentes de acordo com o seu problema de visão e suas necessidades. Diga ao profissional que está auxiliando no momento da compra as suas preferências em termos de cor, material e preço. O mais importante é escolher óculos que combinem com o seu rosto e que sejam compatíveis com o grau das lentes que você escolheu.

Quando se trata do material da lente, existem algumas opções como acrílico, policarbonato, resina, trivex e vidro. O policarbonato é um plástico mais resistente, durável e de alta qualidade, que também é à prova de estilhaços. O Trivex é um material semelhante, desenvolvido para militares, mas pode ser mais caro e é ideal para quem vive quebrando o óculos. O preço do policarbonato é geralmente comparável às lentes de vidro.

As lentes de vidro são pesadas em comparação com esses plásticos e podem quebrar mais facilmente. Lembrando que as lentes de policarbonato devem ter um revestimento resistente a arranhões, pois esse material é suscetível a eles. Escolha qual é a mais indicada para sua necessidade, seu grau e seu bolso!

Considere a aplicação de filtros e antirreflexo

Para proteger seus olhos, revestimentos especiais são adicionados às lentes de seus óculos. Todas as opções abaixo podem ser usadas, a fim de garantir que seus óculos forneçam a melhor visão para suas necessidades e estilo de vida:

  • lentes com filtros fotocrômicos: lentes sensíveis à luz (conhecidas como “lentes que escurecem”), se adaptam a vários graus de claridade e filtram os raios ultravioleta;
  • lentes com filtros antirreflexo: protegem seus olhos contra luzes fortes e são ótimas para pessoas que dirigem regularmente ou para aqueles que passam muito tempo em frente às telas de celular ou computador;
  • lentes com filtro de proteção contra luz azul: filtram o excesso de luz prejudicial que vem do sol, televisores, telas de computador e smartphones;
  • lentes com filtro de proteção UV: bloqueiam os raios ultravioleta e diminuem a oxidação excessiva das células oculares, prevenindo doenças da retina e catarata.

Agora você sabe como escolher óculos de grau e viu que não é tão complicada essa missão. Você só precisa se atentar aos fatores citados acima e saber quanto está disposto a pagar, para ter óculos que combinem com você e que consigam melhorar sua visão e suprir suas necessidades.

Deseja saber mais sobre o assunto? Então, leia também “Veja como saber o grau dos óculos certo para você” e complemente sua leitura!


Publicado em 19/03/2022

Posted in Dicas

assinatura site

Olhar Certo Clínica Oftamológica © 2021 - Todos os Direitos Reservados.