Aprenda como limpar lente de contato e guardar corretamente

Entender como limpar lente de contato e guardá-la é fundamental para mantê-la sempre adequada em prol da saúde dos olhos. Isso porque tal acessório ocular entra em contato direto com esses órgãos e, caso não seja devidamente cuidada, pode proporcionar problemas, como impurezas e infecções, gerando situações graves.

Entretanto, não basta limpá-la de qualquer maneira. O processo de higienização das lentes de contato precisa ser feito com atenção, além de ser um hábito regular para a manutenção delas. Esses itens podem ser compostos de materiais variados, logo, a limpeza também varia de acordo com a sua matéria-prima e período de uso.

Para saber algumas sugestões de como realizar a higienização das lentes de contato, confira o conteúdo a seguir!

Como limpar lente de contato? Veja o passo a passo

1. Lave e seque bem as mãos antes de tocar nas lentes

As mãos passam por diferentes locais durante o dia e tais toques acumulam muitas impurezas e micro-organismos capazes de contaminar as lentes de contato. Dessa forma, as peças oculares podem levar a sujeira das mãos para os olhos. Para impedir essa transmissão, é imprescindível higienizar bem as mãos com água e sabonete antibacteriano (evite sabonetes feitos de óleo ou loção, eles podem manchar as lentes) e secá-las com um tecido que não solte fiapos, antes de realizar o procedimento de limpeza das lentes de contato.

2. Use uma solução de limpeza própria

Hoje em dia, o soro fisiológico, muito aplicado antigamente na limpeza das lentes, não é mais indicado, porque não consegue remover totalmente resíduos da mucosa ocular. Por isso, a substância empregada deve ser própria para o tipo de lente usada. O ideal é a solução multipropósito, que é capaz de eliminar as proteínas e a gordura do olho impregnadas na lente. Além de efetuar a desinfecção e hidratação delas e a manutenção do estojo. 

3. Enxágue o estojo com solução nova

Essa peça também precisa ser higienizada em prol de impedir a proliferação de micro-organismos. Assim, a possibilidade contaminação é totalmente zerada, uma vez que o estojo também pode ser intermédio de sujeira. Para limpá-lo, a mesma solução empregada na limpeza das lentes é usada nele, jamais água. Com as lentes ainda nos olhos, lave as mãos e faça a higienização do item. Não realize secagem com papel nem lenço, o ideal é deixá-lo secar naturalmente. Papéis também podem levar sujeira ou fiapos até o estojo.

4. Não utilize água da torneira

O líquido da torneira não é eficiente na eliminação de micro-organismos ou sujeiras mais impregnadas. Mesmo a água esterilizada não é efetiva nesse tipo de higienização, por isso evite-a de maneira geral. Ainda, não é recomendado fazer a limpeza com saliva, uma vez que ela contém bactérias bucais, nem gotas reumidificantes ou soluções salinas.

5. Comece sempre pelo mesmo olho

É interessante iniciar a limpeza sempre pelo mesmo órgão, porque cada um pode ter uma prescrição diferente. O costume de iniciar a higienização sempre de maneira idêntica pode evitar confusão na hora de limpar e colocar as lentes.

A conservação dessas peças também deve ser seguida conforme as instruções do fabricante. Essas informações estão contidas na embalagem da solução de limpeza. As observações do oftalmologista também são essenciais para saber como limpar lente de contato, e no caso de qualquer problema, entre em contato com ele.

Para efetuar uma higienização mais eficiente, também é interessante conhecer quais os tipos de lentes de contato disponíveis no mercado.


Publicado em 11/03/2024

Posted in Lente de contato

Entre em contato

Você está buscando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua visão? Então não perca tempo! Venha conhecer a Olhar Certo, a sua clínica oftalmológica de confiança.


Nossos Prêmios

assinatura site

Olhar Certo Clínica Oftamológica © 2024 - Todos os Direitos Reservados.