4 principais cuidados com os cílios para evitar problemas nessa área

Nós enrolamos e aplicamos camadas e mais camadas de rímel na expectativa de termos um olhar mais marcante e saudável, mas toda essa atenção pode levar a cílios quebradiços, faltantes e até mesmo irritação e vermelhidão nos olhos. 

Além de melhorar a aparência dos cílios com o uso do rímel, muitas vezes não pensamos sobre sua saúde em geral. Mas devemos! Os cílios, embora pequenos, ajudam a proteger nossos olhos de resíduos estranhos como suor e sujeira.

Em suma, eles correspondem à primeira linha de defesa para nossos olhos tão sensíveis e, como tal, devem ser tratados com cuidado. Os cílios da pálpebra superior são mais cheios do que os da linha inferior, aproximadamente 300 x 100 cílios. Eles têm um ciclo regular de vida em torno de três meses.

O curioso sobre os cílios é que, embora sejam alvo de muito assunto sobre produtos estéticos, ninguém está de fato conversando sobre como cuidar deles. Os cílios são uma parte importante de nossos rostos e, portanto, devem receber a mesma atenção que damos à nossa pele e cabelo. 

Neste artigo vamos abordar algumas dicas de cuidados. Confirma!

1 . Escolha seu rímel com sabedoria

Desconsidere, sempre que possível, o rímel à prova d’água. Claro, se você sabe que vai chorar o dia todo, nadar ou ser salpicado de água no rosto, use uma fórmula à prova d’água. Mas para uso diário regular, fique longe de fórmulas de uso prolongado.

A composição química das máscaras à prova d’água é consideravelmente seca. Em vez de usá-los, procure um rímel para o dia-a-dia feito com ingredientes naturais, como pigmentos minerais, para não irritar os olhos, e ingredientes hidratantes e nutritivos, como óleos à base de ceras para condicionar os cílios.

2 . Remova o rímel a cada dia 

Da mesma forma como os dermatologistas afirmam que precisamos retirar a maquiagem todas as noites, retire a máscara de cílios toda noite também. Para o bem da sua pele e dos seus cílios!

Lembre-se: os cílios são feitos de cabelo. Imagine se você usasse spray de cabelo e shampoo seco sem nunca lavar.  Ruim, certo? Deixe seus cílios respirarem.

3 . Limpe com cuidado

Agora que concordamos que uma limpeza diária dos cílios é imprescindível, temos que escolher um produto para tal finalidade. Os produtos à base de óleo, próprios para remoção de rímeis, definitivamente se aplicam aqui, pois deixam os cílios limpos, sem irritar os olhos e a pele.

4. Evite extensão de cílios

A maneira mais fácil de evitar o risco de infecção ou irritação nos olhos é simplesmente não usar extensões de cílios. Se você deseja ter cílios mais grossos e cheios, faça o que os especialistas dizem e use rímel.  Mas se você decidir usar extensões de cílios, faça disso um tratamento de beleza ocasional. 

Os cílios geralmente seguem um padrão regular de crescimento, cairão e crescerão novamente em um ciclo. As precauções acima podem ajudar a fazer com que eles cresçam e se tornem mais fortes. Caso sinta que seus cílios estão afinando de forma não natural, consulte um médico imediatamente para descartar a probabilidade de qualquer distúrbio subjacente.

Lembrando de usar sempre produtos especialmente recomendados para a área dos olhos ou óleo de bebê e limpe-os suavemente com algodão para remover a poeira ou maquiagem.  Escolha o rímel com sabedoria dando preferência para máscaras para o dia a dia feitas com ingredientes naturais, como pigmentos minerais e por fim, evite puxar ou depilar a área dos cílios.

Agora que você sabe mais sobre como cuidar de seus cílios, confira mais informações sobre os cuidados da higiene ocular! 


Publicado em 14/06/2021

Posted in Dicas

assinatura site

Olhar Certo Clínica Oftamológica © 2021 - Todos os Direitos Reservados.