Quem nunca passou pela situação de ter um cisco no olho? Infelizmente, a primeira reação que a maioria das pessoas têm nesses casos é coçar a região até que o incômodo desapareça. Mas essa atitude pode prejudicar seriamente a saúde ocular, principalmente se o corpo estranho presente no olho causar lesões.
Por esse motivo, pensando em ajudá-lo a lidar com essa situação, vamos mostrar neste post como tirar cisco do olho corretamente sem machucá-lo. Não deixe de ler!
Como lidar com a presença de corpo estranho no olho
A primeira recomendação ao notar a presença de cisco no olho é não coçar o local freneticamente. Não é raro as pessoas levarem rapidamente as mãos — muitas vezes sujas — para os olhos e esfregá-los até sentir que o incômodo desapareceu.
Essa reação é muito perigosa, porque pode levar a irritações, lesões na córnea, vermelhidão, inchaço na pálpebra, dor, dentre outras coisas. O ideal é seguir as dicas que vamos apresentar a seguir.
1. Examine a região com cuidado
Assim que perceber a presença de cisco no olho, dirija-se ao espelho mais próximo para examinar o local. O ideal é que seja um banheiro, pois assim você poderá higienizar as mãos, caso seja possível remover o incômodo com elas.
Fazendo isso, dá para ter uma ideia se o cisco é apenas poeira, algum inseto, farpas de madeira, estilhaço ou até mesmo um cílio que caiu dentro do olho.
2. Lave com água corrente ou soro fisiológico
Quando perceber que caiu um cisco no olho, não aja sem pensar. Mantenha a calma e lave com água corrente até que o corpo estranho seja removido. Enquanto estiver fazendo isso, feche e abra os olhos repetidas vezes para ajudar a limpar. Caso utilize as mãos, certifique-se de que elas estejam limpas.
O soro fisiológico também bom para essas situações, pois, assim como a água, ajuda a eliminar diversos tipos de corpos estranhos. No entanto é importante utilizar um frasco que esteja fechado, pois o soro aberto por algum tempo já pode estar contaminado.
Caso não tenha soro ou água disponível para fazer a limpeza, fechar e abrir os olhos pode ser útil, já que, ao fazer isso, o olho produz secreção lacrimal que pode remover o cisco.
3. Utilize um cotonete limpo
Caso o cisco esteja visível e não tenha sido removido utilizando água ou soro fisiológico, você pode tentar retirá-lo com a ajuda de um cotonete limpo. Muitas vezes, o corpo estranho está na parte inferior ou superior da pálpebra, ficando ainda mais fácil utilizar essa dica para se livrar dele.
Porém, esse procedimento deve ser feito levemente, sem nenhuma pressão sobre o cisco para não correr o risco de lesionar o globo ocular. Caso não funcione e você continue sentindo o incômodo, é melhor procurar ajuda profissional.
4. Tente piscar o olho várias vezes
Pode acontecer de um corpo estranho cair nos seus olhos enquanto você estiver no trânsito, andando na rua ou em um lugar sem acesso a água. É preciso saber como tirar cisco do olho nessas situações também para não lesionar seu globo ocular.
Nesses casos, procure piscar diversas vezes o olho para que ele consiga expulsar esse corpo estranho. O ato de piscar vai provocar o lacrimejamento e lavar o olho. O próprio movimento das pálpebras pode direcionar o corpo estranho para fora.
5. Use os cílios para ajudar
Essa dica também é sobre como tirar cisco do olho se você estiver longe da água. Use seus próprios cílios como ajudantes para reter o corpo estranho e removê-lo. Nesse caso, é preciso identificar se ele está na parte de cima ou de baixo.
Digamos que esteja em cima. Segure gentilmente a pálpebra superior para frente fazendo com que cubra cílios da pálpebra inferior. Movimente para um lado e para o outro para que os cílios da pálpebra inferior “varram” a pálpebra superior. Nesse movimento, eles podem retirar o cisco, mas faça isso com muito cuidado.
Procure um médico oftalmologista
Como já foi dito, um cisco no olho pode ser algo bastante simples. Mas, caso não seja possível removê-lo com as dicas apresentadas acima, procure um médico oftalmologista para que ele faça a retirada.
Desse modo, além de garantir que o corpo estranho será eliminado com segurança, você não corre o risco de ter algum problema ocular que se manifeste de forma parecida com a presença de ciscos.
E aí, aprendeu como tirar cisco do olho? Se você gostou das nossas dicas, aproveite para curtir nossa página no Facebook e ficar por dentro de novidades e mais informações como essa!