Você sabia que, de acordo com a OMS, entre 60 e 80% dos casos de cegueira no mundo, quando tratados precocemente, são evitáveis? Por causa disso, foi criado o Abril Marrom, um mês de conscientização sobre a saúde ocular, os males que costumam afetá-la e ações que podem preservá-la.
Neste texto, vamos explicar mais sobre como essa conscientização pode ajudar as pessoas, detalhar as principais causas de cegueira e explicar como as ações precoces podem minimizá-las e, até, impedi-las.
Continue a leitura, aprenda mais e saiba como ajudar pessoas a sua volta a cuidar da visão.
O que é o Abril Marrom?
De olho nos dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o médico Suel Abujamra propôs, em 2016, um mês que fosse dedicado a chamar a atenção para doenças que acometem a visão, como a catarata e o glaucoma — que podem ser controladas quando diagnosticadas a tempo.
Assim surgiu o Abril Marrom, escolhido por abril ser o mês em que nasceu José Álvares de Azevedo, que trouxe o alfabeto Braille para o Brasil; e marrom por ser a cor de predominância nos olhos dos brasileiros.
Quais as principais causas da cegueira?
O ideal seria que o brasileiro fizesse acompanhamento oftalmológico desde a infância, para diagnosticar problemas desde a mais tenra idade, e próximo à terceira idade, já que, nessa fase, ocorre a degeneração de algumas estruturas oculares.
Alguns problemas, quando não tratados, levam à cegueira. Mas, quando diagnosticados a tempo por meio de exames apropriados, podem ser curados ou controlados. Veja algumas das doenças comuns no Brasil que costumam causar cegueira evitável.
Catarata
É uma doença que afeta o cristalino, uma espécie de lente por trás da pupila, e que ajuda o olho a regular o foco e auxilia na coloração da visão. Com a catarata, a pessoa passa a ver tudo embaçado, acinzentado e desfocado, podendo chegar à cegueira. É resolvida com uma cirurgia.
Glaucoma
Outra doença que pode causar cegueira e se caracteriza por lesões no nervo óptico que comprometem a visão. Ela ocorre por causa da pressão intraocular mais elevada e que leva ao dano do nervo. Existem vários tipos de glaucoma e tratamento para eles.
Retinopatia diabética
Uma condição própria de quem tem diabetes e que se manifesta por pontos ou manchas escuras flutuando na visão.
Degeneração macular relacionada
Problema que surge por um desgaste natural da estrutura macular do olho, aparece com a idade e debilita a visão central. O principal sintoma da degeneração macular relacionada é enxergar uma mancha no centro da imagem, não conseguindo ver com nitidez.
Como evitar o problema?
O objetivo do Abril Marrom é conscientizar o maior número de pessoas possível sobre prevenção, combate e reabilitação de doenças oculares que podem levar à cegueira.
Agir com prevenção significa ir a uma consulta oftalmológica periodicamente para que sua condição visual seja atestada. E, em caso de problemas, combater a cegueira precoce por meio de tratamento. A relevância deste mês também se aplica a pessoas sem problemas, pois é importante haver o máximo de informação para repassar a outras de seu convívio.
Além da prevenção e do combate, o mês também tem foco na reabilitação e inclusão de pessoas com deficiência visual. É que, além das doenças tratáveis, existem outras sem cura e que podem levar à cegueira. É o caso das doenças raras ou hereditárias, por exemplo.
Pessoas com essas condições precisam ser incluídas na sociedade, para uma vida independente e com acesso.
Como vimos, o Abril Marrom tem um importante trabalho de conscientização, prevenção e combate a doenças relacionadas à visão e que podem levar à cegueira. A maioria delas pode ser tratada quando há diagnóstico a tempo, devolvendo qualidade de vida para o seu portador.
E para quem tem alguma deficiência visual sem possibilidade de tratamento, também existe o foco na reabilitação durante o Abril Marrom, para que essas pessoas sejam incluídas na sociedade, tornando-se independentes e alcançando uma boa qualidade de vida.
Agora que você já sabe tudo sobre o Abril Marrom, que tal nos seguir no Facebook, Instagram e YouTube e ficar pode dentro desse e de outros conteúdos.