O buraco macular consiste em uma doença que acomete o centro da retina, conhecido como mácula. O problema ocasiona um buraco que se desenvolve com o passar do tempo e provoca perda gradual da visão. Isso acontece porque é a região que apresenta elevada quantidade de células visuais. Por essa razão, um dos principais sintomas é a perda da nitidez da visão.
É válido destacar que atinge principalmente indivíduos da terceira idade e, para ter um diagnóstico mais preciso a respeito da enfermidade, é preciso procurar um oftalmologista. Geralmente, é indicada a Tomografia de Coerência Óptica (OCT) para encontrar o buraco macular e, assim, iniciar com o tratamento mais adequado.
Continue a leitura e saiba mais informações!
Quais os sintomas do buraco macular?
Normalmente, os pacientes que apresentam um buraco macular sentem dificuldade para enxergar, pois as imagens dos objetos ficam distorcidas, diminuindo a nitidez no centro da visão. Saiba que, na maioria dos casos, apenas um olho é prejudicado.
Como é o tratamento indicado?
O tratamento mais eficiente para o buraco macular é por meio da cirurgia de Vitrectomia, que é realizada pelo oftalmologista. O profissional faz a remoção do vítreo e, em seguida, realiza aplicação de um gás dentro da região ocular capaz de proporcionar um alívio na pressão que ocasiona o buraco. O produto aplicado auxilia na cicatrização e no fechamento do buraco.
Após certo tempo, a bolha de gás é reabsorvida pelo organismo do paciente e se desfaz de forma natural, sem a necessidade de novos procedimentos. Após a cirurgia, é fundamental fazer repouso, aplicar os colírios indicados e posicionar os olhos de acordo com a recomendação do médico.
A visão é recuperada no decorrer do tempo, sendo que costuma voltar no período entre duas semanas e 6 meses.
Além do mais, é preciso ressaltar que o procedimento cirúrgico é indolor, pois é feito com a aplicação de anestesia local. No pós-operatório, o especialista também pode indicar anti-inflamatórios e analgésicos, para situações de desconforto.
Qual a importância de detectar o buraco macular cedo?
Para evitar maiores problemas, por exemplo, perda da visão, é fundamental detectar o buraco macular em sua fase inicial. Ao sentir qualquer desconforto no visão, é primordial buscar pelo especialista para que sejam feitos exames a fim de detectar a doença e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível.
Não existem causas exatas que levam ao desenvolvimento do buraco macular. Por isso, é preciso que seja feita uma consulta regular aos oftalmologistas. Alguns fatores propiciam o seu surgimento, como a idade, traumatismos oculares, inflamações na região no olho, edema macular cistoide, entre outros.
Portanto, quanto antes detectar o buraco macular, melhores serão os resultados obtidos com o tratamento. Para isso, é válido contar com profissionais capacitados e preparados para realizar os procedimentos corretos. Nas clínicas Olhar Certo, por exemplo, você encontra os mais modernos tratamentos oculares e uma equipe altamente qualificada.
Gostou do nosso post? Então, aproveite para entrar em contato conosco para saber mais informações a respeito do tratamento!