Pimenta nos olhos: quais os riscos e o que fazer? Descubra neste post!

O contato de pimenta com os olhos pode afetar a visão, pois há substâncias capazes de queimar e lesar a região ocular. É preciso ter cuidado, sobretudo, com as crianças, para que elas não peguem a pimenta e a passem nos olhos ou utilizem spray de pimenta para brincar com os amigos.

Para evitar esse tipo de problema, é fundamental deixar qualquer produto à base de pimenta fora do alcance das crianças. Os adultos também precisam ter atenção para não passar as mãos na região do rosto.

Continue a leitura e saiba mais informações!

O que a pimenta causa ao entrar em contato com os olhos?

A pimenta pode ser muito prejudicial ao olho do indivíduo. Ela pode provocar úlceras na córnea e lesões permanentes. Isso porque a pimenta, em contato com os olhos, pode ocasionar queimaduras acentuadas e altamente dolorosas.

A dor forte faz com que a pessoa mantenha as pálpebras fechadas e, com isso, a substância fica mais tempo em contato com o olho, causando um dano ainda mais elevado no local.

Quais os riscos da pimenta nos olhos para a saúde ocular?

Diversos são os riscos para a saúde ocular da criança ou do adulto que teve o olho atingido por pimenta, como irritação, lesão corneana, edema, visão embaçada, ulceração, lesão e dormência ao redor do olho, cegueira, entre outros.

O que os pais podem fazer para prevenir acidentes com pimenta?

Para evitar acidentes com pimenta é preciso que os pais retirem qualquer vidro do produto de perto dos pequenos. Para que não exista o risco de eles pegarem a substância para brincar ou passar no rosto sem querer.

Além do mais, evite ter spray de pimenta, pois o contato indevido é capaz de provocar danos irreversíveis. Os pais ou responsáveis pelos pequenos jamais devem deixar que eles brinquem com o produto. Caso tenha o spray em casa, é preciso deixá-lo em um lugar seguro.

Caso um acidente aconteça, o que deve ser feito e o que não pode?

Caso aconteça acidente com pimenta, é necessário buscar meios de eliminar os resíduos da substância que causa queimação e ardência. Para isso é preciso lavar o local com água abundante e, em seguida, é fundamental buscar um médico oftalmologista.

Jamais se deve esfregar os olhos ou passar substâncias químicas capazes de prejudicar ainda mais o local. No primeiro momento, o ideal a lavar em abundância até uma leve melhora do sintoma.

Como vimos, a preocupação maior é de que as crianças não sejam afetadas pela substância. Portanto, é necessário retirar todos os recipientes com pimenta de seu alcance. Os pequenos não sabem o que ela pode provocar nos olhos. Sendo assim, os seus responsáveis devem tomar todas as preocupações necessárias para que não aconteça nenhum acidente.

Deixar a pimenta cair nos olhos pode prejudicar a saúde ocular, seja em adultos, seja em crianças. Sempre que ocorrer algum imprevisto, é necessário ir até uma clínica oftalmológica.

Gostou do conteúdo? Aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais para que outros pais fiquem atentos!


Publicado em 08/06/2023

Posted in Doenças oculares

Entre em contato

Você está buscando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua visão? Então não perca tempo! Venha conhecer a Olhar Certo, a sua clínica oftalmológica de confiança.


Nossos Prêmios

assinatura site

Olhar Certo Clínica Oftamológica © 2024 - Todos os Direitos Reservados.