A sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST) provocada por uma bactéria. Ela tem diferentes níveis de gravidade. A sífilis ocular acontece quando a infecção chega ao seu estágio mais avançado. Nesse momento, ela atinge os órgãos internos, como o coração, os olhos e o cérebro.
Neste texto, daremos mais detalhes sobre a sífilis ocular, seus sintomas, causas e tratamentos. Falaremos também sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e da intervenção precoce em caso de suspeita da doença.
Fique atento aos sinais que relataremos nos próximos tópicos e boa leitura!
O que é sífilis ocular?
Como mencionamos, a sífilis ocular faz parte da progressão da sífilis “comum”. A doença atinge os olhos quando não é tratada logo no início, após dar os seus primeiros sinais. Ela se manifesta por meio de inflamações nas estruturas do globo ocular, como a retina, a córnea e o nervo óptico. Isso nada mais é que uma reação do nosso sistema imunológico à presença da bactéria.
Quais são os sintomas?
A resposta inflamatória do nosso organismo gera um conjunto de sintomas. Devido às suas características, eles podem ser confundidos com outros problemas oftalmológicos, como a conjuntivite e a uveíte. De toda forma, é importante sempre contar com a avaliação de um oftalmologista. Tenha atenção aos sinais abaixo para relatar ao profissional:
- – dor nos olhos;
- – vermelhidão;
- – visão embaçada;
- – sensibilidade à luz;
- – aumento da pressão ocular;
- – entre outros incômodos.
Quais são as causas?
A sífilis ocular pode acometer pessoas de todas as idades. As 3 principais formas de contágio são:
- relação sexual sem preservativo;
- compartilhamento de seringas contaminadas;
- transmissão congênita — de mãe para filho.
O último caso se dá quando a mãe infectada passa a bactéria para o bebê, durante a gestação ou no momento do parto.
Como tratar?
Antes de falar em tratamento, é importante alertar quanto à prevenção. A melhor forma de se prevenir contra os problemas oculares é ir ao oftalmologista regularmente. A frequência pode ser anual ou conforme definição do seu médico. A sífilis ocular é uma doença grave que, se não percebida e tratada com urgência, pode causar danos irreversíveis. Um deles é a perda da visão.
Durante o tratamento, que normalmente dura o período de duas semanas , a pessoa receberá antibióticos para combater a bactéria e colírios com corticoides para tratar a inflamação nos olhos. A ideia é que os prejuízos oculares se revertam durante o tratamento, mas isso dependerá de vários fatores. Os principais são o diagnóstico precoce e a observância das orientações médicas à risca.
A sífilis ocular é uma doença grave, causada por uma infecção bacteriana. Ela apresenta sintomas parecidos com outras doenças oftalmológicas. Ao manifestar sintomas como irritação nos olhos, vista embaçada, dor e outros desconfortos, procure um oftalmologista imediatamente. Não deixe de seguir todas as orientações, a saúde da sua visão depende de você!
Conhece alguém que já teve sífilis ocular ou sintomas parecidos com os relatados aqui? Comente a sua experiência na seção de comentários!