Qual a importância de fazer exame de vista periodicamente?

Você já fez um exame de vista este ano? Quando se fala em realizar exames regularmente, muitas pessoas associam a fazer check-ups para verificar somente a saúde do coração, das artérias e do pulmão, por exemplo. Desse modo, elas acabam esquecendo de cuidar da saúde dos olhos, tão importantes quanto os demais órgãos.

Fazer exame de vista também é relacionado à necessidade de usar óculos, mas os exames oftalmológicos podem detectar ainda mais distúrbios. Desde o nascimento até a terceira idade, é fundamental realizar consultas periódicas com o médico oftalmologista e nós vamos te explicar o motivo.

Continue a leitura do post e entenda por que o exame de vista é tão importante para pessoas de todas as faixas etárias.

O que é o exame de vista?

O exame oftalmológico ou exame de vista, como é popularmente conhecido, é realizado por um médico oftalmologista e tem o objetivo de avaliar a capacidade visual do paciente, além de ajudar na identificação precoce e no diagnóstico mais preciso de doenças.

Quais são os tipos de exames de vista?

Existem vários tipos de exames e é por meio deles que conseguimos prevenir doenças oculares e dar o primeiro passo no tratamento delas. Nas primeiras horas de vida do bebê, por exemplo, é importante fazer o teste do olhinho, assim como se faz o teste do pezinho.

O teste é bem simples e rápido. O médico projeta um feixe de luz nos olhos do bebê e observa o reflexo das pupilas. Esse procedimento é capaz de detectar distúrbios que possam prejudicar a visão da criança, como má formações ou catarata congênitas.

Durante a infância e a fase adulta, os exames de vista mais comuns e indicados são:

  • Teste de acuidade visual: avalia o quanto a pessoa enxerga de perto e de longe, observando letras em escalas de tamanhos;
  • Exame de Refração: verifica erros de refração no olho, detectando miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia;
  • Teste de Ishihara: analisa a percepção das cores, identificando o daltonismo;
  • Teste de vista OCT (Tomografia de Coerência Óptica): verifica se há doenças da córnea, retina e nervo óptico.

Qual a periodicidade ideal para fazer exames de vista?

Os exames oftalmológicos devem ser realizados pelo menos uma vez ao ano, independentemente da idade, para o correto acompanhamento da saúde visual. Entretanto, em casos específicos, como quando a pessoa usa óculos ou tem problemas na visão, esse período costuma ser menor e o tempo é indicado pelo médico.

Vale ressaltar que após os 40 anos a vista já começa a dar os primeiros sinais de fadiga visual, fenômeno natural do corpo, à medida que vamos envelhecendo. Nessa fase pode surgir a presbiopia, também conhecida como vista cansada, que é causada pela perda de flexibilidade do cristalino, a lente natural do olho.

Além de fazer exame de vista regularmente, aconselhamos também procurar um bom oftalmologista sempre que perceber algo diferente, como manchas na visão, olhos vermelhos, dificuldade para distinguir as cores, visão dupla, dores nos olhos ou cansaço excessivo. Lembre-se de que não é indicado utilizar remédios por conta própria, pois apenas um especialista pode prescrever os medicamentos adequados.

Gostou do nosso post? Você e sua família costumam ir ao oftalmologista todo ano? Deixe seu comentário!


Publicado em 02/11/2023

Posted in Dicas e cuidados

Entre em contato

Você está buscando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua visão? Então não perca tempo! Venha conhecer a Olhar Certo, a sua clínica oftalmológica de confiança.


Nossos Prêmios

assinatura site

Olhar Certo Clínica Oftamológica © 2024 - Todos os Direitos Reservados.