Entenda o que é higiene ocular e por que é tão importante

Você toma todos os cuidados básicos de saúde em sua rotina? E quanto aos olhos? Realiza a higiene ocular? Não precisa se assustar, porque pouco se fala sobre essa questão. A boa notícia é que é muito simples para fazer a limpeza dos olhos e ficar livre de uma série de doenças.

Ficou interessado em entender mais sobre esse assunto? Então, não perca o post que preparamos para você: descubra a importância desse cuidado e como incorporá-lo em seu dia a dia de um jeito descomplicado!

O que é higiene ocular?

Trata-se da limpeza regular da área dos olhos. Pense bem: você toma uma série de cuidados de higiene diários com sua pele, cabelos, dentes, ouvidos, mãos, afinal, precisa colocar a saúde em primeiro lugar, não é mesmo? Os olhos não podem ficar de fora dessa questão. Por isso, a higiene ocular é uma medida importante para evitar infecções, que podem ser sérias, afetar as estruturas oculares, incomodar bastante e atrapalhar a sua qualidade de vida.

Por que esse cuidado é importante?

A higiene ocular é essencial porque os olhos estão expostos à poluição, bactérias, partículas que ficam no ar, cosméticos e até maquiagens. Por isso, exigem um cuidado especial para que seja feita a retirada dessa sujeira e, assim, se mantenham saudáveis, evitando irritações, alergias e até infecções, como:

  • conjuntivite (inflamação da membrana que reveste o globo ocular);
  • blefarite (inflamação na área dos cílios).

Como a higiene ocular pode ser feita no dia a dia?

Quer saber como fazer essa limpeza em sua rotina? É muito simples. Veja as nossas dicas:

  • você pode fazer a higiene ocular duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, junto aos cuidados de limpeza do rosto;
  • utilize um algodão com sabonete neutro, passe ao redor da área dos olhos e depois enxágue com água fria. Não precisa limpar os olhos em si (a não ser com recomendação do seu oftalmologista que prescreverá o produto adequado);
  • para manter os olhos hidratados, você pode utilizar um colírio, mas só compre o produto após a indicação do oftalmologista;
  • quem tem o costume de usar maquiagem deve ter o cuidado de retirá-la antes de dormir. A recomendação também é evitar produtos que tenham passado do prazo de validade e possam causar alergias. Lembre-se ainda de higienizar de tempos em tempos os pincéis de aplicação;
  • pessoas que usam óculos devem fazer a higiene desse item com água e sabão neutro;
  • para quem usa as lentes de contato, o cuidado deve ser com a higiene das mãos ao manipular esse item e também com o estojo de armazenamento. Utilize também a solução indicada pelo seu médico para guardá-las.

Viu só como é necessário incluir a higiene ocular em seus cuidados de saúde? Caso tenha dúvida de como fazer ou quais produtos utilizar, não deixe de tirar todas as dúvidas na consulta com o seu oftalmologista. Procure também esse especialista em caso de qualquer irritação, alergia ou inflamação nos olhos.

E aí? Gostou das dicas que trouxemos neste post? Acompanhe outras leituras com temas voltados para a saúde dos seus olhos: é só seguir a gente no Facebook, LinkedIn, YouTube e Instagram!


Publicado em 25/11/2020

Posted in Dicas

assinatura site

Olhar Certo Clínica Oftamológica © 2021 - Todos os Direitos Reservados.