Entenda o que é visão monocular

Para realizarmos nossas atividades diárias, é importante que a visão de ambos os olhos esteja saudável. No entanto, algumas pessoas têm a chamada visão monocular — enxergam bem por apenas um olho; no outro, apresentam 20% ou menos da capacidade de enxergar, o que compromete o campo visual.

É, portanto, uma situação que pode atrapalhar o dia a dia e, até, o trabalho. Por isso, pode ser considerada uma deficiência.

Quer entender melhor o assunto? Neste post, vamos explicar as causas para essa condição, os cuidados que a pessoa deve ter, bem como seus direitos. Confira!

Quais as causas da visão monocular?

A perda visual em um dos olhos dificulta a percepção de profundidade e reduz a visão periférica, limitando algumas atividades, como dirigir, caminhar, subir escadas, atravessar a rua e outras ações. Mas, afinal, quais as causas para a visão monocular? Veja abaixo:

  • tumores oculares;
  • glaucoma;
  • doenças na retina;
  • doenças na córnea;
  • problemas congênitos;
  • infecções, como a toxoplasmose;
  • traumatismos no olho.

Que cuidados essa condição exige?

É importante destacar que a visão monocular não tem cura, mas, com o tempo, o indivíduo que apresenta a condição passa a se adaptar, enxergando bem por apenas um dos olhos.

Pode ser mais fácil conviver com o problema se as pessoas perderam a capacidade visual de um dos olhos mais jovens ou no caso de essa perda ter sido gradativa.

Mas, independentemente da adaptação, é um problema que traz dificuldades para a rotina. Dessa maneira, é importante o indivíduo tomar alguns cuidados, em especial para preservar a saúde do olho que enxerga bem.

Aqui falamos de um acompanhamento mais rigoroso com o oftalmologista para fazer os exames e prevenir qualquer doença ou problema que possa surgir no olho com a saúde preservada. Fazer a higiene ocular e adotar um estilo de vida saudável também são medidas recomendadas.

Quais os direitos da pessoa com visão monocular?

Não ter a visão de ambos os olhos dificulta a nitidez e pode afetar a coordenação motora. Compromete, especialmente, as profissões que exigem um trabalho a curta distância dos olhos, como cirurgiões, cabeleireiros, mecânicos, costureiros, motoristas, entre outras.

Devido a esses fatores, as pessoas com visão monocular têm alguns direitos assegurados. O Projeto de Lei 1.615/2019, por exemplo, tem como objetivo incluir essa condição como deficiência sensorial, garantindo a essas pessoas os mesmos direitos e benefícios das pessoas com deficiência.

O Ministério da Saúde e Emprego já considera esse problema como limitador para algumas atividades. Permite, assim, que os indivíduos que têm o problema possam entrar em programas de cotas de pessoas com deficiência em empresas e concursos públicos.

A visão monocular confere uma séria restrição do campo visual. Exige, dessa forma, que as pessoas com essa condição se adaptem para realizar tarefas comuns no dia a dia. Sendo assim, é fundamental que elas façam o check-up regular com o oftalmologista para preservar a saúde do olho não comprometido e que tenham alguns direitos garantidos.

Gostou de conhecer mais sobre essa condição que afeta os olhos? Acompanhe outros posts sobre saúde ocular. Siga as nossas páginas no Facebook, LinkedIn, YouTube e Instagram!


Publicado em 13/04/2021

Posted in Dicas

assinatura site

Olhar Certo Clínica Oftamológica © 2021 - Todos os Direitos Reservados.