Afinal, de que forma é feita a correção da miopia? Respondemos aqui

Se para você é difícil enxergar os objetos com nitidez quando eles estão longe, existem enormes chances de você ser míope. Essa condição é bastante comum — aliás, tem-se falado em uma epidemia mundial. Mas o seu oftalmologista pode solucionar esse problema, indicando o uso de óculos, lentes de contato ou um procedimento cirúrgico para correção da miopia.

Neste post, vamos esclarecer como é feita a cirurgia. Mas antes, você vai entender o que é essa doença, quais são as causas e os sintomas. Acompanhe!

O que é miopia?

A miopia é um erro de refração que, geralmente, ocorre quando o globo ocular é muito longo em relação ao poder de focalização da córnea e do cristalino do olho. Isso faz com que os raios de luz se concentrem em um ponto na frente da retina, em vez de diretamente em sua superfície.

Pode ser também consequência de uma curvatura muito acentuada da lente ou da córnea para o comprimento do globo ocular. Em alguns casos, o problema é consequência de uma combinação de ambos os fatores, ou seja, globo ocular alongado e córnea curva.

Quais são as causas?

Normalmente a miopia está associada à genética, entretanto, com o advento da tecnologia, foram descobertos outros fatores de risco:

  • leitura excessiva e muitas horas em frente ao computador: as pessoas que leem muito, escrevem ou trabalham com computador estão mais sujeitas ao desenvolvimento da miopia. A quantidade de tempo gasto jogando jogos eletrônicos ou assistindo televisão também contribui;
  • condições ambientais: alguns estudos apontam que a falta de tempo gasto ao ar livre pode aumentar as chances de desenvolver miopia;
  • diabetes: em indivíduos adultos, a glicemia descontrolada pode provocar miopia. Geralmente o quadro é reversível com o controle da glicose.

Quais são os sintomas?

Embora apenas um oftalmologista possa diagnosticar a miopia, alguns sinais indicam a presença do distúrbio visual:

  • visão embaçada ou desfocada de objetos vistos de longe;
  • necessidade de “apertar” os olhos para enxergar melhor;
  • dor de cabeça;
  • fadiga ocular;
  • dificuldade para dirigir, especialmente à noite.

Como é feita a correção da miopia?

Em busca de uma solução permanente, muitos pacientes optam por realizar a correção da miopia por meio de cirurgia refrativa. O método LASIK é o mais usado e dura no máximo 20 minutos. O médico aplica um colírio anestésico no olho a ser operado e prende as pálpebras com o bléfaro — uma espécie de grampo. 

Em seguida, com o uso de um aparelho de extrema precisão, chamado microcerátomo, é feito um corte na membrana que reveste a córnea, deixando uma aba de nove milímetros de diâmetro pendurada.

O feixe de laser é acionado no centro da córnea, removendo uma parte do tecido corneano. Por fim, o médico coloca de volta a aba que ficara pendurada, no lugar — não há necessidade de pontos e os pacientes são liberados no mesmo dia.

Resultados esperados

Após a cirurgia, aproximadamente 98% das pessoas não precisam mais usar óculos ou lentes de contato, o que justifica o fato da correção da miopia a laser ser um dos procedimentos cirúrgicos mais realizados no mundo.

Apenas 2% dos pacientes ficam parcialmente dependentes de óculos e lentes, porém, com graus menores. Para resultados seguros, é importante realizar o procedimento com profissionais especializados e qualificados.

Indicações para a cirurgia

A cirurgia é indicada para pacientes acima de 21 anos que apresentam estabilidade do grau. Córneas muito finas, olhos muito secos e doenças oculares — como a catarata e o glaucoma — são algumas das características que impedem a realização da cirurgia.

Neste post vimos que a miopia é um erro de refração que dificulta a tarefa de focar os objetos distantes com nitidez. Embora tenha sido historicamente associada às causas genéticas, hábitos da vida moderna têm sido apontados como importantes fatores de risco.

Assim, a correção da miopia é a melhor opção para quem deseja se livrar permanentemente dos óculos ou lentes de contato. Em um procedimento seguro, de apenas 20 minutos, é possível corrigir até 10 graus de miopia.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber se você está apto para a cirurgia? Agende uma consulta!

 


Publicado em 26/08/2019

Posted in Catarata

Entre em contato

Você está buscando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua visão? Então não perca tempo! Venha conhecer a Olhar Certo, a sua clínica oftalmológica de confiança.


Nossos Prêmios

assinatura site

Olhar Certo Clínica Oftamológica © 2024 - Todos os Direitos Reservados.