Olhar Certo / 19/10/2019 / Catarata

Afinal, em quais situações é necessário usar tampão ocular?

Você sabe o que é tampão ocular e em quais situações ele é necessário? Geralmente, ele é indicado no tratamento de estrabismo e outros problemas de visão em crianças. 

Apesar de ser bastante eficaz, pode causar desconforto no início. Por isso, é necessário utilizar algumas estratégias para ajudar a criança a se acostumar com o acessório e, claro, evitar irritações e incômodos. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo e descubra quando o tampão ocular é necessário e os cuidados ao utilizá-lo!

Saiba em quais situações o tampão ocular é necessário

O tampão ocular é indicado pelo oftalmologista quando a criança precisa de tratamento para estrabismo ou ambliopia, também conhecida como visão preguiçosa. 

Estrabismo

Antes de tudo, é importante saber que, nos primeiros meses de vida da criança, é normal ela ser um pouco estrábica, ou seja, que seus olhos se cruzem, olhando em direções distintas. Na verdade, até os 6 meses isso é muito comum. 

Quando o estrabismo persiste após os seis meses, significa que o bebê tem a doença e que é necessário fazer algum tipo de tratamento. É quando o oftalmologista indica o tampão.

O estrabismo ocorre quando os olhos não ficam paralelos, ou seja, quando há um desvio para dentro ou para fora em um ou nos dois olhos. Quando eles não estão alinhados, o olho que está com a visão correta torna-se o dominante e o outro olho, que está sendo afetado, perde o foco, fazendo com que a conexão com o cérebro também seja prejudicada.

O objetivo do tampão é obstruir a visão do olho que está com a visão saudável, forçando o olho afetado pelo estrabismo a enxergar corretamente

Ambliopia

Também conhecida como olho preguiçoso, a ambliopia é a redução da visão e não um desvio dela, como acontece com o estrabismo. Trata-se de uma falha no desenvolvimento visual que não pode ser tratado apenas com o uso de óculos e que ocorre devido à falta de estímulo adequado durante o crescimento da criança. 

O ideal é que esta falha seja corrigida antes dos 7 anos. Caso essa correção não ocorra até esta idade, a criança pode não só ter a redução da visão, como também dificuldade de localização, distorções e sensibilidade ao contraste. 

O tratamento deve ser feito com o uso de tampão ocular, pois ele vai obstruir o olho com visão normal e forçar a criança a usar o olho preguiçoso. Como já foi dito, é necessário que o tratamento seja feito antes dos 8 anos, pois quanto mais jovem a criança, maior a eficácia.

Entenda como fazer as crianças usarem o tampão

Seja pelo desconforto ou por se sentirem envergonhadas diante dos amiguinhos, as crianças podem rejeitar o uso do tampão ocular. Apesar de o seu uso variar, algumas prescrições podem ser de até 6 horas por dia, sendo necessária a colaboração da criança para que o tratamento seja feito da forma correta. 

Então, a primeira medida que os pais devem tomar é explicar com calma e utilizando uma linguagem simples a importância do uso o oclusor. A intenção é que a criança veja o objeto como algo positivo e não como uma punição.

Uma estratégia que surte efeitos positivos é optar pelos personalizados. Assim, ele se torna um acessório na vida da criança, como presilhas de cabelo, óculos ou chapéu. Há diversas opções que chamam a atenção, como os modelos coloridos ou com a imagem que a criança mais gosta. 

Muitos pais adotam o tampão no início do tratamento. É uma maneira divertida e solidária de incentivar os pequenos a se acostumarem com o acessório. 

Como você viu ao longo do texto, o uso do oclusor é indicado principalmente para crianças com problemas de estrabismo e visão preguiçosa. E, apesar de ser difícil no início, é possível tornar o uso dele divertido e aceito pelas pelos pequenos

E então, tirou suas dúvidas sobre quando o tampão ocular é necessário? Aproveite e leia nosso artigo sobre a importância de fazer exame de vista periodicamente para manter a saúde dos olhos em dia!

 

Saiba mais

Interessou-se sobre o assunto?
Entre em contato conosco e converse
com um oftalmologista da nossa equipe!

Entre em contato
Últimas Postagens