Olhar Certo / 18/02/2019 / Catarata

Cirurgia de catarata: como funciona o tratamento?

Você cuida da saúde dos seus olhos de maneira correta? Algumas doenças podem acontecer com o avanço da idade — é o caso da catarata. No entanto, o uso de medicamentos, óculos e cirurgia de catarata devolvem a visão perfeita de antes.

Sabe como surge essa doença? Neste post, você aprenderá mais sobre o assunto e entenderá a importância da cirurgia. Então, continue a leitura e melhore sua visão!

O que é catarata?

Cuidar da saúde dos olhos é muito importante, pois com o passar dos anos o cristalino (lente natural dos olhos) pode ficar embaçado. Essa visão turva impede a observação das feições das pessoas ao redor, dificulta a leitura de livros e jornais e prejudica o ato de dirigir.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), 51% dos casos de cegueira no mundo são causados pela catarata. Esse valor seria menor se as pessoas fizessem consultas regulares com o oftalmologista, já que a catarata tem tratamento.

Quando a cirurgia de catarata é indicada?

Os primeiros sintomas da catarata são a visão embaçada e a dificuldade para realizar as atividades do cotidiano. E, toda vez que a doença é diagnosticada, deve ser feita a cirurgia.

O profissional de saúde avaliará o melhor momento para realização do procedimento. O mais indicado é realizá-lo precocemente no caso de pessoas ativas e esperar um pouco mais no caso de pessoas menos ativas. No entanto, a cirurgia tem algumas contraindicações, especialmente para pessoas com:

  • glaucoma descontrolado;
  • doenças de retina;
  • saúde geral frágil.

Como é feita a cirurgia?

Em primeiro lugar, deve ser feita a consulta com o oftalmologista. Será necessário a realização de exames de vista, como acuidade visual, fundo de olho e pressão intraocular, além dos exames de risco cirúrgico, como os cardiológicos e de sangue.

A cirurgia dura cerca de 20 minutos e geralmente é feita sob sedação leve e com o uso de colírios anestésicos. Utilizando um laser, é feita uma pequena ruptura no olho. A catarata é aspirada e uma lente é implantada através da mesma incisão.

Quais são seus benefícios?

As pessoas que realizam a cirurgia de catarata normalmente percebem as seguintes vantagens:

  • melhoria no desempenho das atividades de rotina;
  • melhoria na qualidade de vida;
  • aumento da independência do paciente;
  • redução da necessidade do uso de óculos.

Como é o pós-operatório?

Após a cirurgia, o paciente volta para casa com um curativo ou tampão no olho. O uso de óculos escuros é indicado para evitar o excesso de luz, que pode incomodar a princípio, e o contato dos olhos com sujeiras e bactérias.

Além disso, o paciente não pode esfregar os olhos, realizar atividades físicas e dormir sobre o olho operado nos primeiros dias. Em pouco tempo, a pessoa já pode voltar às suas atividades de rotina.

Agora que você adquiriu mais conhecimento sobre a catarata, é capaz de perceber a importância da consulta regular com um oftalmologista de sua confiança. Doenças oculares diagnosticadas precocemente são curadas com mais facilidade. Então, mesmo que não tenha sintomas, procure seu médico.

Gostou deste conteúdo sobre a cirurgia de catarata? Quer saber mais sobre outros tratamentos e exames para doenças nos olhos? Então, entre em contato conosco e conheça nossos serviços e produtos!

 

Saiba mais

Interessou-se sobre o assunto?
Entre em contato conosco e converse
com um oftalmologista da nossa equipe!

Entre em contato
Últimas Postagens