Olhar Certo / 08/01/2019 / Dicas

Como tirar cisco do olho corretamente?

Quem nunca passou pela situação de ter um cisco no olho? Infelizmente, a primeira reação que a maioria das pessoas têm nesses casos é coçar a região até que o incômodo desapareça. Mas essa atitude pode prejudicar seriamente a saúde ocular, principalmente se o corpo estranho presente no olho causar lesões.

Por esse motivo, pensando em ajudá-lo a lidar com essa situação, vamos mostrar neste post como tirar cisco do olho corretamente sem machucá-lo. Não deixe de ler!

Como lidar com a presença de corpo estranho no olho

A primeira recomendação ao notar a presença de cisco no olho é não coçar o local freneticamente. Não é raro as pessoas levarem rapidamente as mãos — muitas vezes sujas — para os olhos e esfregá-los até sentir que o incômodo desapareceu.

Essa reação é muito perigosa, pois pode levar a irritações, lesões na córnea, vermelhidão, inchaço na pálpebra, dor, dentre outras coisas. O ideal é seguir as dicas que vamos apresentar a seguir.

Examine a região com cuidado

Assim que perceber a presença de cisco no olho, dirija-se ao espelho mais próximo para examinar o local. O ideal é que seja um banheiro, pois assim você poderá higienizar as mãos, caso seja possível remover o incômodo com elas.

Fazendo isso, dá para ter uma ideia se o cisco é apenas poeira, algum inseto, farpas de madeira, estilhaço ou até mesmo um cílio que caiu dentro do olho.

Lave com água corrente ou soro fisiológico

Quando perceber que caiu um cisco no olho, não aja sem pensar. Mantenha a calma e lave com água corrente até que o corpo estranho seja removido. Enquanto estiver fazendo isso, feche e abra os olhos repetidas vezes para ajudar a limpar. Caso utilize as mãos, certifique-se de que elas estejam limpas.

O soro fisiológico também é muito bom para essas situações, pois, assim como a água, ajuda a eliminar diversos tipos de corpos estranhos. Caso não tenha soro ou água disponível para fazer a limpeza, fechar e abrir os olhos pode ser útil, já que, ao fazer isso, o olho produz secreção lacrimal que pode remover o cisco.

Utilize um cotonete limpo

Caso o cisco esteja visível e não tenha sido removido utilizando água ou soro fisiológico, você pode tentar retirá-lo com a ajuda de um cotonete limpo. Muitas vezes, o corpo estranho está na parte inferior ou superior da pálpebra, ficando ainda mais fácil utilizar essa dica para se livrar dele.

Porém, esse procedimento deve ser feito levemente, sem nenhuma pressão sobre o cisco para não correr o risco de lesionar o globo ocular. Caso não funcione e você continue sentindo o incômodo, é melhor procurar ajuda profissional.

Procure um médico oftalmologista

Como já foi dito, um cisco no olho pode ser algo bastante simples. Mas, caso não seja possível removê-lo com as dicas apresentadas acima, procure um médico oftalmologista para que ele faça a retirada.

Desse modo, além de garantir que o corpo estranho será eliminado com segurança, você não corre o risco de ter algum problema ocular que se manifeste de forma parecida com a presença de ciscos.

E aí, aprendeu como tirar cisco do olho? Se você gostou das nossas dicas, aproveite para curtir nossa página no Facebook e ficar por dentro de novidades e mais informações como essa!

 

Saiba mais

Interessou-se sobre o assunto?
Entre em contato conosco e converse
com um oftalmologista da nossa equipe!

Entre em contato
Últimas Postagens