Olhar Certo / 15/09/2019 / Dicas

Confira 4 motivos comuns da coceira nos olhos

Muitas vezes, coçamos os olhos de forma tão automática que nem paramos para entender a causa do problema, não é mesmo? Pode ser por motivos simples, como uma vermelhidão ou irritação leve provocada por alguma coisa no ar, como a poeira. Mas há causas mais sérias que devem ser investigadas, caso a coceira nos olhos seja frequente.

O que também pode levar ao agravamento do problema é o fato de levarmos a mão suja aos olhos várias vezes ao dia, tornando o que poderia ser uma coisa simples em uma enfermidade muito pior. Entenda os principais motivos que podem levar à coceira nos olhos e saiba como evitá-los.

1. Alergia por fatores externos

A poluição do ambiente — principalmente das grandes cidades, que acumulam a fumaça dos veículos, das fábricas e do cigarro —, o pelo de animais, o pó e o mofo de locais fechados ou sujos e até o pólen das plantas podem causar alergias. Muitas vezes, as pessoas nem notam que a coceira surgiu por causa desses fatores.

Esse tipo de alergia pode desencadear até uma conjuntivite se a causa do problema não for afastada e caso não haja a higienização correta. Especialmente na primavera, quando o tempo está bastante seco e a estação do ano é de muitas flores, é importante que as pessoas alérgicas tenham sempre colírios lubrificantes.

2. Esforço ocular e estresse visual

Em tempos em que utilizamos a tecnologia para realizar todas as tarefas do dia a dia, é difícil não ficarmos expostos às telas de smartphones e computadores por muitas horas. Essa exposição excessiva causa estresse para a visão, devido ao esforço que fazemos sem perceber.

As luzes artificiais azuis e brancas desses dispositivos prejudicam a saúde ocular porque fixamos mais o olhar para as telas e piscamos menos. Essa condição deixa os olhos mais secos e, consequentemente, provoca a coceira.

3. Utilização de lentes de contato

As lentes de contato são grandes facilitadoras para aquelas pessoas que não se acostumaram aos óculos de grau, porém, há quem demore a se adaptar a elas. Além disso, as lentes merecem atenção especial durante sua utilização, pois elas são sensíveis, acumulam sujeira e sua limpeza requer muito cuidado.

4. Indício de doenças oculares

A coceira nos olhos pode ser causada por doenças como a síndrome do olho seco e a conjuntivite. No primeiro caso, aparece também sensação de areia nos olhos, irritação e desconforto. Ela é provocada pela pouca produção de lágrima, que pode ocorrer em razão da produção deficiente de lubrificação.

Já nos casos de conjuntivite, os olhos ficam muito vermelhos e inchados, produzindo muita secreção. Às vezes, a pálpebra demora até a abrir. Essa é uma doença transmissível e deve-se evitar levar a mão aos olhos.

Em todos os casos de coceira ocular, é muito importante evitar a fricção, lavar bem a área, procurar usar óculos de sol ao ar livre e usar constantemente um colírio para limpeza, desde que seja indicado pelo seu médico. Além disso, para aliviar os sintomas, coloque compressas de água gelada e dê intervalos para descansar as vistas do celular e computador.

Seja qual for o seu caso de coceira nos olhos, se o problema persistir ou você notar que está se agravando, procure um oftalmologista imediatamente, pois só ele poderá diagnosticar possíveis complicações e indicar o melhor tratamento. Não use medicações caseiras e nem remédios que já tenha em casa. Lembre-se de que cada caso é diferente do outro.

Ficou interessado em saber mais sobre o que pode estar causando a coceira nos seus olhos? Que tal conversar com um especialista e agendar uma consulta?

 

Saiba mais

Interessou-se sobre o assunto?
Entre em contato conosco e converse
com um oftalmologista da nossa equipe!

Entre em contato
Últimas Postagens