Olhar Certo / 25/03/2019 / Doenças oculares

Degeneração macular por luz azul: o que é e como se proteger

Todo mundo sabe que ficar muito tempo diante da tela de dispositivos eletrônicos não faz bem. Com o aumento do uso de laptops e smartphones, os problemas de saúde relacionados à tecnologia têm aumentado, e um deles é a degeneração macular por luz azul.

Ficar muito tempo exposto à luz emitida por esses aparelhos não leva à cegueira, mas pode causar prejuízo à saúde dos olhos com o passar do tempo. Neste texto, vamos mostrar porque isso acontece e como se proteger. Confira!

O que é degeneração macular?

Trata-se de uma doença que afeta a porção central da retina (mácula), que é a região responsável por captar os detalhes visuais. Também conhecida como DMRI — Degeneração Macular Relacionada à Idade —, seus principais sintomas são: redução da nitidez das cores, vista borrada e com manchas, presença de distorção das linhas retas e perda progressiva da visão central.

Apesar de ser mais comum em pessoas com idade superior a 50 anos, visto que a doença está associada ao desgaste da retina, a degeneração macular pode afetar também pessoas mais jovens e isso se deve principalmente ao aumento de exposição à luz azul.

O que é luz azul e qual sua relação com a degeneração macular?

Trata-se de uma luz artificial emitida por telas eletrônicas — celulares, computadores e tablets, por exemplo —, lâmpadas fluorescentes e de LED a qual possui comprimento de onda bastante curto e alta energia. Isso faz com que a taxa de absorção pela retina seja alta, levando ao aparecimento de drusas, que são os precursores da degeneração macular.

A exposição continuada à luz azul afeta as células que compõem a mácula e, como elas não têm capacidade de regeneração, os danos à visão serão maiores com o tempo. Como já foi dito, a degeneração macular por luz azul não causa cegueira total, mas compromete de forma irreparável a visão central.

De acordo com o pesquisador Ajith Karunarathne, estamos sendo expostos a essa luz constantemente e o grande problema é que a córnea e a lente do olho não são capazes de bloqueá-la ou refleti-la.

Como proteger os olhos da luz azul?

Separamos algumas dicas que vão ajudar a proteger os olhos e se prevenir contra a degeneração macular. Confira:

Evite a exposição prolongada

A medida preventiva mais eficaz é evitar o excesso de exposição. Para isso, diminua o tempo diante de televisores e principalmente telas de celulares e computadores, que costumam ficar ainda mais próximos do campo de visão. Quanto mais distante dos olhos, menor é a incidência da luz azul na retina.

Quando possível, utilize óculos com bloqueadores UV

Os óculos com bloqueadores de luz ultravioleta ajudam a proteger os olhos da luz azul, visto que ela é definida como uma porção do espectro dos raios ultravioletas. O problema é que nem sempre é apropriado utilizá-los em locais como o escritório, em casa ou na sala de aula.

Procure orientação médica

Como a emissão de luz azul está diretamente associada à degeneração macular, não deixe de buscar a opinião de um médico oftalmologista de confiança. Ele é a melhor referência para se informar sobre o assunto e para saber como proteger a visão.

Agora que você já sabe o que é e como funciona a degeneração macular por luz azul, aproveite para curtir nossa página no Facebook e acompanhar nossas atualizações!

 

Saiba mais

Interessou-se sobre o assunto?
Entre em contato conosco e converse
com um oftalmologista da nossa equipe!

Entre em contato
Últimas Postagens