Olhar Certo / 14/01/2019 / Dicas

Descubra agora mesmo os perigos de comprar óculos pirata

Na hora de comprar óculos novos, tanto de grau quanto escuros, é comum se deparar com opções mais baratas e bastante atrativas: as falsificações. Adotando modelos da moda com um preço acessível, muitos aproveitam essa oportunidade para comprar o acessório.

Porém, apesar de parecer um bom negócio, é importante dizer que comprar óculos pirata traz diversos perigos para a saúde dos olhos. Você conhece quais são eles?

Para se informar mais sobre o assunto, continue a leitura deste post e saiba os riscos que esse tipo de acessório oferece!

Falta de proteção UVA/UVB

Os óculos de sol são desenvolvidos para facilitar a nossa visão quando há grande incidência de luz. Porém, as lentes escuras dilatam as pupilas para absorver mais luz, abrindo caminho para que mais radiação seja absorvida.

Por isso, também é necessário que as lentes protejam contra os raios ultravioletas (UVA e UVB). Nas lentes originais essa proteção está presente, mas quando o produto é falsificado não há proteção contra os raios solares, apenas o escurecimento da lente.

Desse modo, você consegue enxergar mesmo ofuscado por luz forte, mas as suas pupilas não estarão resguardadas. Isso pode causar dores de cabeça, desconfortos e cansaço na visão, além de outros problemas mais graves em longo prazo.

Distorção nas imagens

Comprar óculos de grau sem consultar um oftalmologista ou sem que o médico confira se ele está ajustado para o seu problema de visão, fará com que as imagens fiquem distorcidas, sem uma melhora efetiva.

Em alguns casos, o uso desses óculos aparenta melhorar a visão de quem está usando. Porém, o uso contínuo pode provocar fortes dores de cabeça e outros transtornos sérios nos olhos, principalmente pelo uso incorreto das lentes.

Outro ponto importante é que sem a visita ao oftalmologista para avaliar o seu caso, você deixa de fazer exames importantes que podem identificar diferentes problemas e, também, algumas doenças graves, como o glaucoma.

Maior incidência de problemas na visão

Com a falta de proteção aos raios do sol e os inconvenientes relacionados à qualidade, que podem distorcer a imagem e causar desconfortos visuais, ao usar óculos pirata você pode ter complicações oculares ou piorar as já existentes, trazendo prejuízos para a sua saúde.

Além disso, a exposição ao sol pode causar alguns problemas graves, como a catarata precoce ou a degeneração macular, que podem levar à perda da visão. Ou seja, ao optar por esses modelos, além de não proteger os olhos, você também aumenta os riscos de desenvolver doenças.

No caso das lentes de grau não é diferente: o uso inadequado e a falta de acompanhamento oftalmológico podem trazer grandes prejuízos para a visão, além de impedir o diagnóstico e tratamento de diversos males.

Pronto! Agora você já sabe os perigos que óculos pirata traz para a sua saúde. Então, na hora de adquirir esse acessório para proteção ou para corrigir a visão, lembre-se de procurar produtos de qualidade e fornecedores de confiança.

Gostou deste post? Aproveite e compartilhe com os seus amigos nas redes sociais! Assim, eles também ficam sabendo quais são os riscos de usar óculos falsificados!

 

Saiba mais

Interessou-se sobre o assunto?
Entre em contato conosco e converse
com um oftalmologista da nossa equipe!

Entre em contato
Últimas Postagens