Olhar Certo / 09/01/2020 / Dicas

Entenda porque você deve fazer o check-up oftalmológico

 

Você é uma pessoa que só procura o médico quando surge um problema ou é do tipo prevenido e realiza exames periodicamente? Falando nisso, você já realizou um check-up oftalmológico neste ano?

Infelizmente, mesmo os mais cuidadosos com a saúde não dão a devida atenção aos olhos. Assim, muitas pessoas sofrem com doenças da visão que poderiam ser amenizadas ou corrigidas caso o problema fosse identificado precocemente.

Você vai descobrir neste post a importância do check-up oftalmológico, qual a periodicidade necessária, de acordo com a faixa etária, e a melhor rede de clínicas para realizar os exames. Vamos lá?

Por que fazer um check-up oftalmológico?

Como em qualquer outra especialidade médica, prevenir é melhor do que remediar. Ao consultar o oftalmologista periodicamente, é mais fácil identificar os problemas em um estágio inicial, aumentando as chances de tratamento.

Isso é importante porque algumas doenças oculares só apresentam sintomas quando já se encontram em estágio avançado, como é o caso do glaucoma.

Além disso, os olhos são um excelente indicativo sobre a saúde do corpo. O check-up pode, inclusive, apontar a presença de doenças como colesterol alto, diabetes, pressão alta, desequilíbrio hormonal e tumores.

Você também pode ter dificuldades em identificar alterações em sua visão, como a necessidade do uso de lentes de contato ou óculos. A visita ao oftalmologista serve mesmo para avaliar a necessidade de aumentar ou diminuir os graus prescritos.

O que é feito nesse check-up?

Quando você vai ao clínico geral, normalmente ele solicita um check-up laboratorial. Esse exame de sangue ajuda a identificar fatores importantes para a saúde, como colesterol, glicose e triglicérides.

O check-up ocular também faz uso de exames para avaliar a saúde do seu olho. Os procedimentos podem variar de acordo com a faixa etária do paciente e seus antecedentes. Normalmente, os exames mais comuns são:

  • fundo de olho: ajuda a observar o sistema circulatório ocular, mas pode indicar ainda uma série de problemas de saúde, como diabetes, hipertensão e até tumores;

  • refração: avalia a saúde ocular e consegue identificar problemas como a miopia;

  • tonometria: verifica a pressão interna do olho e é utilizado para o diagnóstico de glaucoma.

Quando realizar a visita ao oftalmologista?

Os cuidados com a saúde dos olhos devem iniciar já na maternidade, seguindo por toda a vida. A seguir, você vai conhecer os problemas mais comuns em cada fase da vida e qual o intervalo necessário entre as consultas.

Na infância

Logo após o nascimento, é realizada a primeira avaliação ocular no bebê por meio do teste do olhinho. Ele serve para detectar problemas como catarata e glaucoma congênitos. 

Antes de completar um ano, a criança precisa realizar um check-up para verificar a existência de estrabismo ou a necessidade de uso de óculos. Se os resultados estiverem normais, o ideal é retornar ao oftalmologista anualmente. Se a criança precisar de óculos ou de outro tratamento, o exame de vista deve ser realizado a cada seis meses.

Da adolescência à idade adulta

Astigmatismo, hipermetropia e miopia são os problemas mais frequentes nos jovens entre 13 e 30 anos. Além disso, os hábitos nessa fase da vida, como coçar os olhos em excesso ou o uso de aparelhos eletrônicos, podem desenvolver outras doenças. Por isso, a recomendação é de realizar o acompanhamento anual com o oftalmologista.

A partir dos 40 anos

Nessa idade, a necessidade de check-up pode ser mais frequente, porque podem aparecer doenças como o glaucoma, catarata e a degeneração macular. A visita a cada seis meses é recomendada também para pacientes com hipertensão e diabetes.

Onde realizar o check-up?

Tão importante quanto a visita regular ao oftalmologista é a necessidade de realizar a consulta em uma clínica que ofereça qualidade e segurança. As clínicas Olhar Certo são centros oftalmológicos completos, que oferecem mais de 20 tipos de exames. Além disso, realizam diversos procedimentos clínicos e cirúrgicos, com uma equipe de médicos altamente qualificada.

Com este post, você aprendeu sobre a importância do check-up ocular e quando é necessário procurar o oftalmologista. Também conheceu a rede de clínicas com os melhores especialistas para realizar as consultas periódicas com segurança e qualidade.

Gostou do nosso artigo? Então, acesse a página de contato da Olhar Certo e agende seu check-up oftalmológico!

Saiba mais

Interessou-se sobre o assunto?
Entre em contato conosco e converse
com um oftalmologista da nossa equipe!

Entre em contato
Últimas Postagens