Existe relação entre pressão alta e visão? Venha descobrir!

Você já ouviu falar em pressão alta? Provavelmente sim, né? Isso porque a doença acomete cerca de 32% dos brasileiros, sendo ainda mais vista em idosos. Contudo, será que realmente é possível estabelecer uma relação entre pressão alta e visão? Sim, é possível. Quando um paciente hipertenso não faz o controle adequado da sua condição, diversos outros órgãos podem sofrer com as consequências. É aí que surgem problemas renais, metabólicos e até visuais.

Então, para prevenir as complicações, é preciso fazer um bom acompanhamento com especialistas. Assim, é possível cuidar melhor tanto da parte cardiovascular como da oftalmológica.

Venha saber mais!

Entenda o que é pressão alta

Antes de tudo, o que significa ter pressão alta? Acompanhe o raciocínio. Nosso coração bombeia o sangue para as artérias, responsáveis por distribuí-lo para o corpo. Então, quando o coração bate, o sangue chega com determinada pressão nos vasos. Idealmente, ela não deve ultrapassar a medida de 120x90mmHg. Acima disso, o indivíduo já é classificado como pré-hipertenso ou mesmo como hipertenso.

A partir daí, começa uma jornada de tentar controlar os níveis pressóricos. Independentemente do caso, é ideal que a pessoa adote hábitos de vida mais saudáveis. Além disso, pode ser necessário o uso de medicação.

Veja a relação entre pressão alta e visão

Se a pressão não for controlada, os vasos sanguíneos sempre receberão o sangue em pressão acima do ideal. Ao longo do tempo, esse maior impacto causa lesões na parede vascular. Já no caso do sistema visual, a principal complicação é a retinopatia hipertensiva. Nela, observamos justamente o que explicamos agora: um aumento de pressão nos vasos que irrigam a retina.

Esta, por sua vez, é muito importante para a captação das imagens que vemos. Contudo, em hipertensos sem controle, ela pode sofrer consequências, como estreitamento ou alteração na parede dos vasos da retina, oclusões dos vasos ou hemorragias na retina, extravazamento de líquido na retina causando um inchaço e alterando a visão ou até mesmo o comprometimento do nervo óptico

Descubra quais os sinais de complicação

Se você quer evitar os problemas relacionados à pressão alta, você vai ter que manter os cuidados com a saúde em dia. A hipertensão é uma doença silenciosa e, quando manifesta sintomas, é sinal de que já resultou em complicações.

Por isso, não deixe de consultar seu médico de confiança. Agora, se a pressão alta já causa problemas visuais, se atente a alguns indícios:

  • – visão mais embaçada;
  • – sensação de visão dupla;
  • – perda na qualidade da visão;
  • – maior sensibilidade à luz.

Citamos apenas alguns sinais característicos. Se você perceber manchas na visão ou mesmo a perda dela, procure um especialista.

Vale lembrar de que pressão alta e visão não é a única associação que vemos nas complicações. Além dos olhos, outros órgãos e sistemas podem sofrer as consequências da hipertensão. Problemas renais, diabetes, AVC são apenas alguns exemplos. Então, não deixe de buscar ajuda especializada e nem de acompanhar periodicamente. Assim, o profissional pode avaliar por meio de exames se já há acometimento da retina ou não.

Se você conhece alguém com hipertensão, compartilhe este post em suas redes sociais e ajude a pessoa a se informar melhor!


Publicado em 22/03/2021

Posted in Doenças oculares

Entre em contato

Você está buscando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua visão? Então não perca tempo! Venha conhecer a Olhar Certo, a sua clínica oftalmológica de confiança.


Nossos Prêmios

assinatura site

Olhar Certo Clínica Oftamológica © 2024 - Todos os Direitos Reservados.