Manchas na visão: por que esse problema acontece?

Você já olhou para o céu ou uma tela em branco e percebeu que pequenos pontos pareciam se movimentar? Já tentou, de alguma forma, fazer com que eles parassem de atrapalhar a sua visão, mas, por mais que piscasse os olhos ou lavasse o rosto, as manchas na visão ainda apareciam?

Esses incômodos são comuns e não são um grande problema para a saúde ocular. Entretanto, em alguns casos, elas podem ser o indicio de que seus olhos precisam de um pouco mais de atenção.

Pensando nisso, neste texto, vamos mostrar tudo o que você precisa saber a respeito desses pequenos pontos; quais os tipos de manchas, como se dá a formação de cada uma delas e em que momento encará-las como um sinal de alerta e possível tratamento. Leia este texto até o final, saiba todos os detalhes deste assunto e entenda a importância de se consultar um oftalmologista!

O que são as manchas na visão?

Esses pequenos pontos podem acontecer como moscas volantes pequenas manchas que parecem se movimentar no campo de visão aparecem, normalmente, quando a pessoa olha para o céu ou para um ponto com muita luminosidade, como a tela de um computador, e observa essas manchas em seu campo de visão.

Como as manchas se formam?

As moscas volantes são causadas por um fenômeno conhecido como sinérese vítrea (liquefação normal do corpo vítreo que preenche a estrutura do globo ocular). Quando partes mais densas do corpo vítreo passam em frente ao campo de visão formam uma sombra na retina. Essa sombra é relatada pelos pacientes como pequenos pontos ou teias.  

Quais são os tratamentos?

Como dissemos anteriormente, o fenômeno nada mais é do que uma consequência natural da degeneração do humor vítreo. Porém,  é preciso mais cuidado com a análise. Isso porque elas podem ser o sinal de que suas retinas não estão totalmente saudáveis.

O motivo para isso é que as partículas que originam as manchas podem ser consequência do descolamento de retina, que pode se dar de forma espontânea, pós trauma, pós-operatório, entre outros fatores. Sendo assim, é preciso um acompanhamento oftalmológico para identificação dessas causas e da necessidade ou não de se realizar um tratamento.

Como vimos, a saúde ocular é muito importante e merece a nossa atenção. Diante disso, reforçamos a importância de exames de rotina para a prevenção de doenças e o aumento da qualidade de vida.

Busque profissionais qualificados e uma clínica que possa oferecer um tratamento humanizado, com respeito e empatia, indicando o tratamento mais adequado, tanto para o caso de manchas na visão como em outros.

Gostou de entender mais sobre essas pequenas manchas? Esta com dúvida dos demais sintomas, agende hoje mesmo uma avaliação em nosso site. Dessa forma, um oftalmologista fará uma análise sobre a sua saúde ocular.


Publicado em 10/03/2024

Posted in Dicas e cuidados

Entre em contato

Você está buscando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua visão? Então não perca tempo! Venha conhecer a Olhar Certo, a sua clínica oftalmológica de confiança.


Nossos Prêmios

assinatura site

Olhar Certo Clínica Oftamológica © 2024 - Todos os Direitos Reservados.