Olhar Certo / 30/04/2020 / Dicas

Oftalmologista infantil: 3 cuidados para escolher o melhor


Os problemas nos olhos das crianças nem sempre são percebidos de imediato. Muitas vezes, os pais só se dão conta quando eles já estão em uma fase avançada. Ficar atento às queixas e ao comportamento dos pequenos é fundamental, mas nada substitui a consulta com o oftalmologista infantil ainda nos primeiros anos de vida.

Cuidar da saúde dos olhos das crianças é o mesmo que preservar o bem-estar delas, propiciando uma boa qualidade de vida. Logo, é importante acompanhar a evolução da visão do público infantil para diagnosticar possíveis doenças precocemente, tratando-as de maneira adequada com o objetivo de controlá-las ou curá-las.

Neste post, você vai entender melhor a importância da consulta com o oftalmologista infantil e conferir 3 cuidados essenciais que devem ser tomados ao optar por um profissional do ramo. Veja!

Qual a importância de passar com o oftalmologista infantil?

Cerca de 90% do desenvolvimento da visão ocorre nos dois primeiros anos de vida. Para fazer o acompanhamento da saúde ocular das crianças, é recomendado agendar consultas regulares com o oftalmologista infantil. Tal profissional é especializado em diagnosticar e tratar as doenças dos olhos que atingem esse público, desde o nascimento até a fase da adolescência.

Mais conhecido como teste do olhinho, o primeiro exame realizado pelo oftalmologista infantil chama-se reflexo vermelho. Ele é feito logo após o nascimento do bebê, a fim de identificar possíveis doenças congênitas, como catarata, glaucoma e tumores. Crianças que sofreram traumas no parto ou cujas mães tiveram determinadas infecções na gravidez (rubéola, toxoplasmose, entre outras) estão no grupo de risco.

Até os dois anos, o acompanhamento precisa ser feito a cada seis meses e, depois disso, pelo menos uma vez ao ano. Nesse período, o especialista será capaz de identificar qualquer alteração na visão (miopia, por exemplo) para tratá-la quanto antes. Vale lembrar que os problemas nos olhos podem comprometer o aprendizado das crianças em fase escolar e, até mesmo, o convívio social. Daí a importância da consulta com o oftalmologista.

Quais cuidados devem ser tomados ao escolher o médico dos olhos?

Confira, a seguir, alguns aspectos a serem considerados ao optar por um oftalmologista infantil!

1. Avalie a experiência do profissional

Procurar a ajuda de um profissional experiente é importante, pois ele saberá avaliar com perspicácia os sinais que a criança emite e as observações feitas pelos pais em relação ao que os filhos sentem ou como se comportam. É preciso ter em mente que a visão continua em desenvolvimento nos anos iniciais após o nascimento, logo, a forma de avaliá-la é diferente, se a compararmos com a dos adultos.

2. Observe se o oftalmologista se comunica bem com os pequenos

Um médico oftalmologista infantil precisa gostar de crianças, concorda? Afinal, é fundamental ganhar a confiança delas para realizar os exames necessários — uma tarefa nem sempre fácil. É aí que entra a comunicação. Profissionais que conseguem envolver os pequenos são mais bem-sucedidos em suas consultas e nos procedimentos que realizam.

3. Veja se o consultório é adequado para atender crianças

Se o consultório foi montado para atender crianças, nada mais natural que ele esteja preparado para esse público. Nesse sentido, colocar brinquedos e caprichar em uma decoração mais lúdica são formas de atrair os pequenos e tirar o foco dos aparelhos oftalmológicos que, convenhamos, podem assustá-las. Um espaço convidativo, por outro lado, é uma boa estratégia para deixá-las mais à vontade.

Viu por que a consulta com o oftalmologista infantil é importante? Porém, é preciso ter cautela ao escolher o profissional, concorda? Por isso, a orientação é procurar por centros oftalmológicos de qualidade, dotados de instalações modernas e tecnologicamente avançadas, além de contar com uma equipe de excelência para diagnosticar e tratar doenças oculares com o melhor que a medicina oferece.

Este conteúdo esclareceu suas dúvidas? Está em busca de um oftalmologista experiente e qualificado para você e sua família? Então, entre em contato com as clínicas Olhar Certo e agende a sua consulta já!

Saiba mais

Interessou-se sobre o assunto?
Entre em contato conosco e converse
com um oftalmologista da nossa equipe!

Entre em contato
Últimas Postagens