Olhar Certo / 14/07/2019 / Adaptação de lente de contato

Quais são os tipos de lentes de contato presentes no mercado?

Há alguns anos, o uso de lentes não era comum. No entanto, elas ganharam bastante popularidade devido às suas vantagens e à praticidade que trazem para o dia a dia. Atualmente, os tipos de lentes de contato presentes no mercado atendem às necessidades de pessoas com os mais diversos problemas de visão.

Mas não se engane. Apesar de, em muitos casos, serem mais atraentes dos que os tradicionais óculos, esses acessórios precisam de certos cuidados para não causar prejuízos para a sua visão.

E é sobre isso que vamos falar neste post. Continue a leitura e conheça os tipos de lentes de contatos disponíveis no mercado e quais cuidados devemos ter ao utilizá-las!

Tipos de lentes de contato disponíveis no mercado

O mercado oftalmológico passou por um grande avanço nas últimas décadas, fazendo com que diversos tipos de lentes de contatos fossem fabricadas para as mais variadas funções. A seguir, veja quais as mais populares.

Gelatinosas

As lentes de contato gelatinosas são conhecidas por serem confortáveis e fáceis de utilizar. Podem ser de dois tipos: unicamente de hidrogel ou à base de uma mistura hidrogel e silicone.

Um dos motivos que levam as pessoas a procurarem bastante as lentes gelatinosas é que não precisam ser removidas durante atividades de maior impacto, como a prática de esportes e os banhos de piscina.

Além disso, por causa da maior quantidade de água presente e do seu formato ultrafino, esse modelo se adapta melhor ao olho, podendo ser utilizada por pessoas com miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia.

Rígidas

As lentes rígidas são feitas com gás permeável e são indicadas para indivíduos com graus mais elevados. Afinal, são mais duráveis, apesar de não serem muito recomendadas para realização de atividades de impacto.

Além da durabilidade, outra vantagem é baixa probabilidade de desenvolvimento de bactérias, visto que o gás permeável presente em sua composição permite que haja mais transmissão de oxigênio para a córnea.

Tóricas

As lentes de contato tóricas são indicadas principalmente para pessoas com astigmatismo. Possuem curvaturas que cobrem todos os ângulos, habilitando o usuário para lidar com a visão embaçada e, assim, enxergar com mais clareza e nitidez.

Podem ser tanto gelatinosas quanto rígidas e, apesar de serem mais conhecidas para tratamento de astigmatismo, também são aplicáveis na correção de hipermetropia e miopia.

 

Terapêuticas

São utilizadas por pessoas que passaram por procedimentos oculares, como a cirurgia refracional, que requer o uso de lente por algum tempo.

As lentes de contato terapêuticas geralmente são gelatinosas e não devem ser retiradas na hora de dormir. Outra característica que merece destaque é que não podem ser utilizadas sem indicação e supervisão do oftalmologista.

Multifocais

São indicadas para pessoas que apresentam presbiopia (perda da capacidade de enxergar de perto), que ocorre principalmente depois dos 40 anos. Elas são bastante parecidas com as lentes tóricas e estão disponíveis em dois modelos: esférico e concêntrico.

Dicas indispensáveis de limpeza e manutenção

Para que as lentes de contato durem mais e não apresentem problemas como incidência de fungos e irritações, é fundamental seguir algumas recomendações de limpeza e manutenção. Veja a seguir:

  • troque de estojo pelo menos a cada três meses;
  • lave regularmente o estojo das lentes com solução multipropósito;
  • faça a correta higienização todos os dias;
  • respeite o prazo de validade informado pelo fabricante, a fim de evitar complicações alérgicas e outros problemas;
  • não durma com as lentes de contato;
  • não utilize água para limpeza do material e sim a solução própria para elas;
  • não empreste suas lentes.

Como você pode notar, as lentes de contato são ótimas opções para quem tem problemas oculares como miopia, presbiopia, astigmatismo e hipermetropia. No entanto, jamais devem ser utilizadas sem supervisão e indicação do oftalmologista, pois o uso incorreto pode resultar em prejuízos para a saúde dos olhos.

Agora que você conhece os principais tipos de lentes de contato, aproveite a visita ao nosso blog e saiba mais sobre o que fazer no dia a dia para manter a saúde dos olhos.

 

Saiba mais

Interessou-se sobre o assunto?
Entre em contato conosco e converse
com um oftalmologista da nossa equipe!

Entre em contato
Últimas Postagens