Reabilitação visual: saiba o que é e qual a sua importância

Geralmente, dor de cabeça, embaralhamento e visão embaçada durante a leitura são sintomas que levam muitas pessoas a procurarem pelos serviços de um oftalmologista. Na maioria dos casos, a consulta já é agendada com a ideia (às vezes, equivocada) de que será necessário usar óculos.

Mas você já parou para pensar que a questão pode ser apenas na musculatura dos olhos e que uma reabilitação visual poderia corrigir o problema? Não? Então continue a leitura para saber como esse procedimento é realizado e por que é tão importante recorrer aos centros especializados.

O que é reabilitação visual?

Reabilitação visual é um exame pautado na ortóptica, um ramo da oftalmologia que visa diagnosticar e tratar anomalias da motilidade ocular. Dito isso, podemos afirmar que um ortoptista é um oftalmologista especializado na detecção, diagnóstico e tratamento de distúrbios visuais e oculares. 

Embora a detecção precoce e o monitoramento de certas condições oculares por meio de exames regulares seja a melhor proteção contra doenças que afetam a acuidade visual, é possível aliviar os sintomas e melhorar a visão com a reabilitação visual, que é especialmente recomendada para os seguintes casos:

  • transtorno da visão binocular (incapacidade de usar os olhos simultaneamente);
  • estrabismo;
  • nistagmo (movimentos rápidos e involuntários do globo ocular);
  • insuficiência na convergência e divergência da visão (problema comum de coordenação dos músculos oculares que ocorre quando os olhos não trabalham juntos enquanto você tenta se concentrar em um objeto próximo);
  • ambliopia (baixa acuidade visual);
  • diplopia (visão dupla), geralmente causadas por AVC ou traumas.

Como é realizada?

Ainda que seja considerada um exame, a reabilitação visual tem como objetivo final reorganizar o equilíbrio binocular do paciente. Após o diagnóstico (realizado por um oftalmologista por meio do teste ortóptico que verifica o alinhamento/desvio ocular e acompanha alterações da musculatura dos olhos), o ortoptista define um programa terapêutico personalizado para restabelecer as anomalias do movimento ocular do paciente.

Nos casos dos pacientes diagnosticados com baixa visão e deficiência visual, a reabilitação tem a finalidade de facilitar a adaptação a recursos ópticos e não ópticos e potencializar ao máximo a visão residual.

Os ortoptistas monitoram o distúrbio e aplicam metodologias para a tonificação dos músculos oculares, que podem incluir estimulação sensório-motora — com filtros e lentes prismáticas — e exercícios que melhoram a amplitude e função muscular, como atividades de afastamento e aproximação de objetos, trabalhando o foco.

Cada caso é diferente e o tempo necessário para ver sinais de melhora varia de acordo com o tipo de distúrbio ocular e de como o organismo do paciente responde ao tratamento — alguns casos são corrigidos rapidamente, mas outros podem levar meses.

Por que é importante procurar centros especializados?

É comum que a insuficiência de convergência (disfunção binocular na qual os olhos não conseguem trabalhar de maneira coordenada e focar objetos) gere nos pacientes uma dificuldade de enxergar de longe, o que pode levar a um falso diagnóstico de miopia e, consequentemente, ao uso inadequado de óculos e agravamento do problema.

Portanto, é importante ter atenção na hora de buscar por atendimento médico. Certifique-se de que o estabelecimento que optou para realizar a reabilitação visual conta com a atuação de profissionais qualificados e de que seja especializado nos serviços prestados, como as clínicas Olhar Certo.

Neste post, você entendeu o que é a reabilitação visual e como ela atua para restabelecer as anomalias do movimento ocular de pacientes com problemas visuais e como potencializa a visão residual daqueles diagnosticados com alguma deficiência.

Agora que você também sabe a importância de buscar por profissionais qualificados e centros especializados, não deixe de entrar em contato conosco e se informar sobre o agendamento de consultas e exames!

 


Publicado em 27/10/2019

Posted in Dicas e cuidados

Entre em contato

Você está buscando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua visão? Então não perca tempo! Venha conhecer a Olhar Certo, a sua clínica oftalmológica de confiança.


Nossos Prêmios

assinatura site

Olhar Certo Clínica Oftamológica © 2024 - Todos os Direitos Reservados.