Olhar Certo / 10/03/2019 / Doenças oculares

Saiba mais sobre as 5 principais doenças da visão

A visão desempenha um importante papel na nossa vida e é, sem nenhuma dúvida, um dos sentidos mais preciosos que possuímos. Para que ela possa manter-se saudável, é imprescindível cuidar dos olhos, que são órgãos compostos por tecidos bastantes sensíveis.

Neste post, falaremos sobre as cinco doenças da visão mais comuns e a importância de preveni-las, tomando certos cuidados e, claro, visitando regularmente o oftalmologista. Ficou interessado? Então, continue a leitura!

1. Miopia

Também conhecida como visão curta, a miopia ocorre quando a pessoa enxerga com nitidez os objetos próximos, mas não consegue fazer o mesmo com os que estão afastados, pois eles ficam embaçados.

Pode-se dizer que ela é um defeito anatômico nos olhos, pois eles se apresentam com um formato mais longo. É comum que pessoas com miopia também possuam má formações no cristalino e ou na córnea, fazendo com que exista a dificuldade de enxergar apenas de longe.

Os sintomas mais comuns da miopia são: fortes dores de cabeça, vista embaçada, dor nos olhos, visão cansada etc.

2. Catarata

Trata-se de uma doença ocular que se caracteriza pela opacidade do cristalino, que é considerado a lente natural do olho. Sua função é focalizar as imagens na retina, de modo que elas sejam enviadas para o cérebro para possibilitar a visão.

Essa condição pode ser causada por diversos fatores, como lesões, envelhecimento (em pessoas com mais de 50 anos), uso de certos medicamentos, podendo apresentar-se até mesmo de forma congênita, em bebês que já nascem com a doença.

Dentre os sintomas da catarata, podemos citar a presença de película branca no olho, que pode, de forma gradual, afetar a visão parcialmente ou, se não houver tratamento, de forma definitiva.

3. Conjuntivite

A conjuntivite se caracteriza por uma inflamação na conjuntiva, que é a membrana que envolve os olhos e as pálpebras. Essa doença é muito conhecida pela intensa vermelhidão e pelo inchaço, causados pela irritação dessa membrana.

Dependendo do tipo de conjuntivite — que pode ser viral, bacteriana ou alérgica —, o indivíduo pode apresentar maior grau de irritação, e os sintomas podem ser mais agressivos. Quando a doença é causada por vírus ou bactéria, ela é contagiosa.

Além do inchaço e da vermelhidão, a conjuntivite também apresenta secreção, sensação de corpo estranho e dor nos olhos.

4. Astigmatismo

Assim como a miopia, o astigmatismo é uma das doenças da visão mais comuns que existem. Devido a uma má formação na córnea — que pode, inclusive, ter sido causada por um trauma nos olhos —, a imagem passa a ser formada em regiões diferentes do olho e não apenas na córnea. Essa condição faz com que a visão fique quase sempre embaçada.

Os sintomas do astigmatismo mais comuns são: dor na cabeça e ao redor dos olhos e vista cansada. Geralmente, o tratamento consiste no uso de óculos ou lentes corretivos e, nos casos mais graves, na realização de cirurgia a laser.

5. Glaucoma

Dentre as doenças da visão, glaucoma é uma das mais graves de que existem. Ela ocorre quando o nervo óptico sobre danos decorrentes do aumento da pressão intra-ocular. As causas que podem levar a essa hipertensão podem ser as mais variadas e, se não for tratada, chegar à cegueira total.

Um dos grandes problemas dessa doença é que ela é assintomática. Muitas vezes, quando o indivíduo fica sabendo dela, já está em um estágio avançado e até mesmo correndo risco de perder a visão. Por isso, é tão importante consultar o médico oftalmologista regularmente, principalmente depois dos 50 anos de idade.

Como você pode ver, existem muitas doenças que afetam os olhos. Por isso, é muito importante consultar, pelo menos uma vez por ano, um médico oftalmologista de confiança para prevenir o aparecimento dessas e de outras doenças oculares.

Agora que você conhece as principais doenças da visão, aproveite para agendar uma consulta conosco e saber mais sobre os nossos serviços! Será um prazer atendê-lo.

 

Saiba mais

Interessou-se sobre o assunto?
Entre em contato conosco e converse
com um oftalmologista da nossa equipe!

Entre em contato
Últimas Postagens