Olhar Certo / 16/03/2019 / Catarata

Teste de visão: conheça a importância de realizá-lo

O cuidado com os olhos deve começar desde cedo e o teste de visão é um dos meios mais eficazes para manter a saúde ocular em dia. Além de avaliar a capacidade visual, ele também serve para diagnosticar doenças nos seus estados inicias, como é o caso da catarata, miopia, diabetes, dentre outras.

Neste post vamos falar sobre a importância deste procedimento. Nele você saberá o que é o teste de visão, para que serve e quais doenças podem ser identificadas por meio dele. Confira!

O que é um teste de visão e para que ele serve?

Basicamente, o teste de visão — ou exame oftalmológico — tem como finalidade a avaliação da capacidade visual do indivíduo. Ele deve ser feito por um médico oftalmologista e pode ser essencial no diagnóstico de doenças mais sérias. Por meio dele, é possível analisar se não há problemas na córnea e retina, além de avaliar o estado dos olhos, pálpebras e vias lacrimais.

O teste de visão mais comum é aquele realizado com o objetivo de avaliar a capacidade de ver de perto ou de longe. É o famoso teste de vista que deve ser feito pelo menos a cada dois anos. Caso a pessoa tenha histórico de doença ocular ou mais de 40 anos, recomenda-se que o teste de visão seja feito com mais frequência.

Como é feito o teste de visão?

Antes de tudo, é essencial que o teste de visão seja feito com médico oftalmologista, em que ele faz algumas perguntas ao paciente para saber porque ele está se consultando. Com base nessas respostas e nos sintomas relatados, o médico saberá exatamente quais exames são necessários para fazer o diagnóstico.

Se o teste de visão for apenas para analisar a capacidade de enxergar de perto ou de longe, o oftalmologista poderá prescrever tratamentos e o uso de lentes corretivas para cada situação.

Por que é importante realizar este procedimento?

É possível que durante esses testes o oftalmologista identifique doenças oculares mais graves, como as que apresentaremos a seguir.

Catarata

Ocorre quando, o cristalino, que é considerado a lente natural do olho, apresenta opacidade. É uma doença que evolui lentamente e, se não for tratada, pode causar cegueira

Glaucoma

Doença ocular caracterizada por alterações no nervo óptico, levando à perda do campo visual. Assim como a catarata, o glaucoma se desenvolve devagar, podendo prejudicar seriamente o campo de visão da pessoa.

Deslocamento da retina

Ocorre quando a retina, que é uma estrutura bastante delicada que reveste parte interna do olho, se desloca de forma parcial ou total. O deslocamento da retina pode acontecer devido a diversos fatores como traumas, doenças oculares, miopia, ferimentos e até mesmo diabetes.

Miopia

Quando ocorre a miopia, o poder refrativo do olho em repouso é maior para seu comprimento axial. Popularmente, isso quer dizer que a pessoa com miopia tem dificuldade de enxergar de longe.

Quando você deve procurar o médico oftalmologista?

A consulta de rotina ao oftalmologista é fundamental para manter a saúde ocular. Ela deve ser feita mesmo sem o aparecimento de sintomas a cada dois anos ou quando o indivíduo apresentar:

  • vista cansada;
  • visão dupla;
  • vista embaçada;
  • dificuldade de distinguir as cores;
  • visão com manchas brancas;
  • dor nos olhos;
  • olhos vermelhos.

Como você pôde perceber, o teste de visão é um exame muito importante. Por meio dele é possível prevenir o aparecimento de doenças e manter a saúde dos olhos em dia. Inclusive, mesmo sem apresentar sintomas, é necessário visitar regularmente o oftalmologista para conferir se está tudo bem com seus olhos.

E aí, achou as informações sobre o teste de visão úteis? Então aproveite a visita em nosso blog para descobrir também como escolher um oftalmologista de confiança e coloque suas consultas em dia!

 

Saiba mais

Interessou-se sobre o assunto?
Entre em contato conosco e converse
com um oftalmologista da nossa equipe!

Entre em contato
Últimas Postagens