Vermelhidão nos olhos: o que pode ser?

A vermelhidão nos olhos pode ser causada por diversos fatores, desde um cisco no olho a inflamações mais sérias. Geralmente, ela é resultado da dilatação de vasos sanguíneos presentes no olho, causando uma pequena ou intensa irritação.

Apesar de parecer um sintoma sem importância, é necessário realizar um exame de vista e consultar a opinião do médico oftalmologista. Já que a condição pode piorar e levar a outros sintomas, como dor de cabeça, nos olhos e lacrimejamento.

Se você quer saber mais o assunto, preparamos este post para você. Nele, vamos mostrar não apenas suas características, mas as possíveis causas e os tratamentos indicados para cada caso. Não perca!

O que é vermelhidão nos olhos?

Na maioria dos casos, a vermelhidão que se apresenta nos olhos ocorre quando há inflamação nos vasos sanguíneos presentes na superfície do olho, que é chamada de conjuntiva. Com a dilatação desses vasos, os olhos ficam irritados e, em alguns casos, também infectados.

É possível que a vermelhidão afete apenas um dos olhos ou que comece em um e depois se estenda ao outro. Além disso, o aspecto avermelhado pode se apresentar no meio ou em um dos cantos do olho, assim como sua intensidade variar para pouco ou muito vermelho.

De qualquer modo, a vermelhidão nos olhos não deve ser negligenciada, visto que pode ser sintoma de várias doenças e apenas um especialista confirmará o diagnóstico.

Quais são as possíveis causas da vermelhidão nos olhos?

Como já dissemos, vários fatores podem levar uma pessoa a apresentar os olhos vermelhos. A seguir, relacionamos os mais comuns.

Traumatismo

Traumas como quedas, pancadas na cabeça ou na face e acidentes de trânsito podem levar a uma hemorragia subconjuntival. Quando isso acontece, os vasos sanguíneos presentes na membrana ocular se rompem, deixando uma marca vermelha bastante intensa no olho.

Nessas situações, além de consultar o oftalmologista para descartar um problema mais sério, compressas de água fria ajudam a aliviar o desconforto causado pelo trauma, visto que a vermelhidão costuma desaparecer sozinha.

Síndrome do olho seco

Outra condição que pode ocasionar a vermelhidão nos olhos é a síndrome do olho seco, que se caracteriza pela má lubrificação ocular, levando o local a ficar irritado. A situação pode se agravar principalmente quando a pessoa fica muito tempo diante da tela de televisores, computadores e celulares.

Além disso, pessoas com mais de 50 anos, mulheres na menopausa e usuários de alguns medicamentos também estão propensos a ter a síndrome do olho seco. A solução é piscar mais vezes, para proporcionar lubrificação necessária para o globo ocular. O uso de colírio ou lágrimas artificiais também podem ser indicados.

Alergias

Outro fator responsável pela vermelhidão nos olhos são as alergias. Pessoas com bronquite, rinite e sinusite, por exemplo, são bastante afetadas por esse sintoma. Além disso, também é comum outros sinais, como inchaço nas pálpebras e coceira intensa.

Para aliviar os sintomas, é necessário tratar a alergia e, caso a situação se prolongue, procurar um oftalmologista para indicar o tratamento adequado, que inclui o uso de colírios antialérgicos.

Conjuntivite

A conjuntivite é uma das causas mais comuns dos olhos vermelhos, seja ela bacteriana ou viral. Por ser uma doença contagiosa, ao menor sinal desse sintoma, procure um oftalmologista para fazer o diagnóstico. O tratamento costuma durar, mais ou menos, dez dias e é feito com o uso de colírios antibióticos no caso das bacterianas.

Cisco

Quem nunca foi surpreendido, ao andar na rua, por uma rajada de vento e, de repente, percebeu um corpo estranho em um dos olhos? Pode ser poeira, partículas minúsculas ou, até mesmo, um dos cílios que entram no olho, causando irritação, desconforto e vermelhidão no local.

Quando isso ocorrer, é necessário retirar cuidadosamente o cisco para que os sintomas desapareçam. O mais indicado é lavar o olho afetado com água filtrada para tentar remover o corpo estranho. Caso essa medida não seja suficiente, procure ajuda médica.

Como você pôde ver, a vermelhidão nos olhos tem diversas causas, mas isso não significa que não merece cuidados. Por isso, a consulta ao médico oftalmologista é indispensável para obter o tratamento adequado.

Achou este post útil? Se você gostou, aproveite a oportunidade e saiba como funciona o transplante de córnea!


Publicado em 10/08/2023

Posted in Catarata

Entre em contato

Você está buscando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua visão? Então não perca tempo! Venha conhecer a Olhar Certo, a sua clínica oftalmológica de confiança.


Nossos Prêmios

assinatura site

Olhar Certo Clínica Oftamológica © 2024 - Todos os Direitos Reservados.