Olhar Certo / 12/12/2018 / Doenças oculares

Vista embaçada: que doenças isso pode indicar?

Todo mundo em algum momento já ficou com a vista embaçada. Na verdade, é completamente normal que em algumas situações isso aconteça, principalmente quando há exposição excessiva à tela de computador ou quando fixamos o olhar por muito tempo.

No entanto, quando a vista fica turva com muita frequência — ou repentinamente —, pode indicar doenças oculares que merecem atenção. E é sobre isso que vamos falar neste artigo. Acompanhe!

O que é vista embaçada e como se manifesta?

A vista embaçada ou turva é a dificuldade de enxergar as coisas com nitidez. Uma pessoa com esse sintoma sente como se tivesse uma névoa à sua frente, deixando tudo desfocado. A visão turva pode ser nos dois ou em apenas um dos olhos.

Como já foi dito, nem sempre ver as coisas bagunçadas significa uma doença. Mas, quando o fato é recorrente, é melhor procurar atendimento médico para que o oftalmologista descubra quais suas causas, que podem ser as mais variadas.

Quais doenças estão relacionadas com este sintoma?

A vista embaçada pode ser indicativo de outras doenças oculares, como vamos mostrar a seguir.

Glaucoma

Trata-se de uma doença ocular que pode levar à cegueira se não for tratada. Um dos sintomas mais comuns dessa patologia é a vista embaçada. Por isso, caso a pessoa perceba que isso está ocorrendo com muita frequência, deve procurar o quanto antes um médico oftalmologista.

O glaucoma também apresenta outros sintomas, principalmente quando se trata do tipo agudo. São eles:

  • dor no interior do olho;
  • vermelhidão;
  • diminuição do campo de visão;
  • sensibilidade à luz;
  • lacrimejamento;
  • dores de cabeça.

Miopia e hipermetropia

Tanto a miopia quanto a hipermetropia são doenças oculares bastante comuns. No primeiro caso, a pessoa tem dificuldade de enxergar de longe. Já no segundo, a visão fica comprometida quando as coisas estão muito perto.

Nas duas situações a vista fica embaçada, acompanhada de cansaço, dores de cabeça constante e até mesmo náuseas.

Catarata

A catarata é outra doença que tem como um dos principais sintomas a visão embaçada. Muito relacionada ao envelhecimento, ela se caracteriza pelo comprometimento do cristalino que, com o tempo, vai se tornando opaco.

Mas a catarata também pode ser congênita — quando o bebê nasce com a doença — ou causada por fatores secundários como uso de medicamentos com corticoides, diabetes, traumas, infecções oculares, dentre outras coisas.

Além da vista nublada, os sintomas mais comuns são:

  • diminuição da visão;
  • dificuldade de enxergar as cores;
  • aumento da sensibilidade à luz;
  • visão dupla ou com brilho.

Retinopatia diabética

Pacientes diabéticos podem apresentar uma complicação chamada retinopatia, que ocorre por causa do desgaste da retina. No entanto, é importante destacar que apenas pacientes que não fazem o tratamento adequado desenvolvem essa doença.

Os sintomas são: vista nublada, dificuldade de enxergar à noite, perda da visão periférica ou central e visualização de pontos.

Como você pode ver, a vista embaçada pode indicar muitas coisas, inclusive doenças oculares sérias e que podem levar à cegueira. Por esse motivo, é importante manter as consultas com oftalmologista em dia e ficar atento a qualquer sintoma que possa indicar uma dessas patologias.

Achou este texto útil? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais! Assim, eles podem ficar por dentro dessas informações também.

 

Saiba mais

Interessou-se sobre o assunto?
Entre em contato conosco e converse
com um oftalmologista da nossa equipe!

Entre em contato
Últimas Postagens