Maquiagem dos olhos: veja 5 cuidados indispensáveis

A maquiagem é um recurso muito importante na manutenção da autoestima de muitas mulheres. O seu uso é capaz de ressaltar a beleza, corrigir imperfeições e trazer uma boa dose de confiança. O que poucas pessoas sabem é que lápis, rímel, sombra e pincel podem até parecer produtos inofensivos, mas sem os cuidados adequados são capazes de provocar irritações e transmitir doenças, fatores que se agravam se combinados ao uso de lentes de contato.

No entanto, não é preciso suspender o uso para evitar tais problemas, pois é perfeitamente possível conciliar esses artifícios com a saúde dos olhos. O segredo é  cumprir com alguns cuidados básicos para garantir a proteção e o cuidado recorrente desse órgão tão importante.

Portanto, se você quer evitar problemas sem abrir mão dos seus mecanismos de beleza, confira agora por que é importante cuidar dessa região na hora de se maquiar e quais são as precauções necessárias ao conciliar lentes de contato e maquiagem.

Por que é importante cuidar dos olhos?

Essa é uma das regiões mais sensíveis do corpo. Sendo assim, requer cuidados especiais durante a aplicação, o uso e a remoção dos cosméticos para evitar complicações desagradáveis causadas por irritações, alergias e outros problemas, ainda mais quando ela está unida à utilização de lentes de contato.

Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), a cada dez mulheres que utilizam maquiagem nos olhos, duas apresentam problemas oculares. A principal causa dessas complicações está na falta de alguns cuidados básicos e na utilização incorreta dos produtos.

As consequências são muitas e vão desde sintomas mais leves, como vermelhidão, coceira, lacrimejamento, irritação e conjuntivite, a casos mais complicados, como obstrução do canal lacrimal e inflamação das pálpebras.

Por isso, é importante ter muita atenção à rotina de cuidados com a pele e aplicação de produtos na região rosto. Eles não precisam ser eliminados da sua vida, mas há a necessidade de algumas precauções e orientações especiais para garantir o bem-estar ocular.

Quais são os cuidados na hora de usar lentes de contato e maquiagem?

Conheça agora 5 dicas essenciais para zelar pela sua beleza sem a necessidade de abrir mão dos cosméticos.

1. Tenha cautela ao aplicar os produtos

Evite aplicá-los sobre a margem das pálpebras, pois eles podem entupir as glândulas da região. Além disso, o uso de sombras, ou outros itens com brilho, muito próximos aos olhos pode ser uma má ideia, pois as partículas brilhantes podem cair neles e provocar arranhões.

O ideal é aplicar o lápis de olho ou delineador apenas por baixo da pálpebra superior, ou em volta da linha d’água, para evitar o entupimento das glândulas e outros traumas oculares. Além disso, dê preferência a cosméticos minerais ou hipoalergênicos. Esses produtos ajudam a eliminar os riscos de alergias e irritações na pele e nos olhos.

2. Higienize os pincéis, as esponjas e os aplicadores

Uma das maiores causas de alergias oculares é o uso de pincéis e aplicadores de maquiagem contaminados. Para garantir a proteção dos olhos, é importante realizar a limpeza periódica dos utensílios que você utiliza na região. Assim, é possível evitar o acúmulo de resíduos responsáveis pelo surgimento de bactérias e fungos. Além disso, evite utilizar os pincéis quando estiverem úmidos ou molhados, pois essa prática também causa irritações.

3. Não se esqueça de removê-la

O acúmulo de maquiagem na região pode incomodar e causar irritações. Portanto, é importante sempre fazer a remoção dos produtos antes de dormir. Os itens mais indicados para retirar os resíduos são as soluções micelares e demaquilantes, pois elas contêm ativos que não agridem o local. Por fim, após a sua remoção, é necessário o uso de sabonete neutro, a fim de garantir uma limpeza mais profunda. Em seguida, utilize um hidratante para manter saudável a pele em volta dos olhos.

4. Descarte as maquiagens fora da validade

Utilizar cosméticos vencidos é contraindicado, pois eles são grandes causadores de alergias oculares, ardências e irritações. Por isso, fique de olho na data de validade dos produtos e descarte-os assim que perderem o prazo. Muitos deles são facilmente contamináveis e precisam ser trocados, mesmo quando parecem bons para uso.

5. Jamais compartilhe seus materiais

É muito comum o uso compartilhado de maquiagem entre amigas, mas esse hábito, aparentemente inofensivo, é um perigo para a saúde ocular. Afinal, nem todas as pessoas mantêm os cuidados de higiene necessários com os produtos e utensílios utilizados.

Por isso, não arrisque. O ideal é não emprestar e nem utilizar produtos de terceiros, pois eles podem causar doenças e infecções que não são visíveis a olho nu. Se você for se maquiar em um salão de beleza, leve ao menos os seus pincéis limpos de modo a evitar o risco de contaminação.

Por que ter cuidado ao usar maquiagem com lentes de contato?

Uma precaução muito importante a ser tomada quando o assunto é maquiagem, é com relação às pessoas que a utilizam em conjunto com o uso de lentes de contato, pois, nesse caso, a má aplicação pode resultar em problemas muito sérios para os olhos, além da diminuição da vida útil da lente.

Essa é uma região muito sensível e requer, por si só, diversas medidas de segurança. Quando uma pessoa começa a fazer uso constante de lentes, é necessário atentar-se para a higienização, manuseio e adaptação delas. Em meio a todos esses critérios, a lente deve ser colocada nos olhos limpos e antes do início da maquiagem visando evitar que partículas de sombra possam eventualmente encontrarem-se depositadas entre a lente e a córnea, o que pode causar irritações. Por isso, a atenção deve ser redobrada a fim de que não haja problemas futuros.

É possível usá-los com harmonia?

Sim, não é necessário abrir mãos dos produtos de beleza por conta do uso de lentes. No entanto, é essencial tomar alguns cuidados com bastante atenção para diminuir os riscos e garantir maior segurança. Entre eles:

  • faça uso deles somente depois de colocar as lentes de contato. Assim, você evitará que partículas se acumulem entre os olhos e a lente;
  • use produtos à prova d’água, pois, caso haja uma contaminação, será mais fácil limpá-los;
  • não passe rímel próximo à raiz, pois é uma região em contato direto com a lente;
  • remova-as antes da maquiagem, pois, dessa forma, você evita que resíduos sejam depositados nelas durante o processo de retirada dos produtos;
  • evite passar produtos na parte inferior da pálpebra, pois é a região mais propícia a acumular partículas passíveis de causar arranhões;
  • mantenha os olhos fechados ao aplicar pó e blushes;
  • caso sinta qualquer sinal de irritação, retire-as e lave bem a região.

O maior problema com relação ao uso de maquiagem é o contato dos produtos com as lentes e, portanto, uma possível contaminação. Então, atente-se para a higienização adequada e evite qualquer aplicação que possa pôr em risco a integridade delas. Nunca as utilize caso perceba manchas ou partículas estranhas em sua superfície.

Quais são os riscos ao não tomar os devidos cuidados?

Existem diversos riscos ao se utilizar maquiagem de forma indiscriminada com as lentes de contato. Além dos problemas comuns, como irritações, alergias e olhos secos. É possível que surjam problemas piores, como inflamações, conjuntivites e até úlcera na córnea. Por isso, não deixe de tomar todas as precauções necessárias para evitar qualquer inconveniente resultante de algo tão simples e rotineiro.

Como pôde ser visto, é preciso estar muito atento quando o assunto é a saúde dos olhos. Um hábito comum, como passar produtos de beleza, pode ser uma verdadeira dor de cabeça se não for realizado com atenção e cuidado. Por isso, uma coisa importante a se fazer é procurar por informação de qualidade e tomar os cuidados preventivos indicados aqui no Guia do Olhar.

Nesse artigo, você conheceu alguns dos cuidados indispensáveis para usar lentes de contato e maquiagem sem prejudicar o seu bem-estar ocular. No entanto, mesmo com todas essas medidas de segurança, ao sinal de qualquer irritação, é importante procurar imediatamente um oftalmologista a fim de tratar o problema. Não se esqueça de que complicações nessa área podem se tornar bem sérias se ignoradas.

Gostou do conteúdo e gostaria de convidar amigos para ler? Aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais!


Publicado em 14/11/2019

Posted in Dicas

assinatura site

Olhar Certo Clínica Oftamológica © 2021 - Todos os Direitos Reservados.