Você sabe qual é a validade das lentes de contato? Confira neste post

Usar lentes de contato pode representar a liberdade visual para muitas pessoas que não se adaptam aos óculos de grau. Elas não deixam aquelas marquinhas no nariz e atrás das orelhas causadas pelos óculos, permitem mais autoconfiança ao realizar as tarefas do dia a dia e, para muitos, proporcionam um visual mais leve.

Contudo, assim como os óculos, é importante lembrar de que elas também possuem vida útil e que você deve sempre observar a validade das lentes de contato. Neste artigo vamos explicar desde a correta utilização para cada tipo de lente até os cuidados que você deve ter com a sua lente de contato com grau. Boa leitura!

Vide embalagem e tempo uso

Toda lente de contato tem um prazo de validade, independentemente se ela é de uso diário, mensal ou anual. E cada tipo tem sua validade específica, cada caso é particular. Além do prazo máximo para utilização — aquele que vem de fábrica, escrito na embalagem —, é necessário observar que há também a validade da lente após aberta. Esse prazo é o mais importante a ser observado.

Lentes diárias

As lentes diárias já entregam sua função no próprio nome: usar um par por dia e, antes de dormir, retirar e jogá-lo fora. Essa opção pode ser mais prática por não ter de preocupar com a limpeza delas todos os dias. Possivelmente, também pode ser mais confortável, já que a pessoa estará com uma lente nova todos os dias. Contudo, seu uso pode sair um pouco mais caro e só deve ser feito com a orientação médica.

Lentes mensais

A validade das lentes de contato desse tipo é de 30 dias após aberta. Mesmo se você abriu, utilizou por apenas alguns dias e guardou, o que vale aqui é a data de abertura da embalagem. Mesmo os pares tendo de ser substituídos após um mês, é muito importante não dormir com as lentes e fazer a correta higiene diária com produtos próprios, como limpadores e soluções indicadas para lentes.

Lentes anuais

Esse tipo de lente pode ser mais econômico em relação aos outros modelos pelo fato de ser trocado apenas uma vez por ano, mas é aí que o cuidado deve ser redobrado. Além da limpeza diária das lentes, é indicado, nesse caso, lavar o estojo das lentes com água quente pelo menos uma vez por semana. Além disso, é importante trocar o acessório a cada seis meses devido ao acúmulo de fungos e bactérias.

Vale ressaltar que as lentes de contato devem ser sempre manuseadas com muito cuidado e somente após fazer a higienização correta das mãos. A falta de limpeza pode ocasionar em infecções e inflamações nos olhos e no descarte precoce da lente de contato, devido ao mau uso.

Observar corretamente a validade das lentes de contato é fundamental, pois pode evitar uma série de doenças como alergias, úlceras oculares e até cegueira. Cada tipo de problema ocular requer um uso diferente de modelo de lente e a periodicidade é específica para cada caso. Ouça sempre as orientações do seu oftalmologista antes de adquirir suas lentes de contato.

Gostou dessas dicas? Aproveite para compartilhar o post nas suas redes sociais e divulgar o conhecimento para outras pessoas!

 


Publicado em 18/09/2019

Posted in Dicas

assinatura site

Olhar Certo Clínica Oftamológica © 2021 - Todos os Direitos Reservados.