O que é neuroftalmologia e quais doenças trata?

Entender o que é neuroftalmologia é fundamental para buscar o atendimento correto, já que a região ocular é extremamente sensível e complexa e necessita de uma abordagem precisa. Essa especialidade é um ramo da oftalmologia em que o profissional está apto para diagnosticar e tratar doenças e alterações nos olhos que tenham na via óptica.

Para que não reste qualquer dúvida, veja abaixo as diferenças entre neuroftalmologia e oftalmologia, quais as doenças tratadas pelo neuroftalmologista e por que você não deve procurar esse profissional sem uma indicação. Confira!

Como funciona a neuroftalmologia?

A neuroftalmologia funciona como uma especialização para os profissionais que desejam se aprofundar em assuntos relacionados à saúde dos olhos. Como o médico vai atuar de forma mais específica, é necessário que ele passe por um longo treinamento. Além da especialização em oftalmologia, o profissional deve se dedicar a uma segunda especialização de dois anos para ser considerado um neuroftalmologista.

Além disso, caso o especialista deseje atender crianças, é fundamental passar por uma terceira especialização de dois anos em oftalmologia infantil. Assim, fica claro que esse tipo de profissional deve ter um amplo conhecimento para atender à demanda cada vez maior por especialistas.

Qual a diferença entre neuroftalmologia e oftalmologia?

De forma direta a neuroftalmologia se dedica a doenças dos olhos que afetam a via óptica. Ou seja desde o nervo óptico até o sistema nervoso central. Já a oftalmologia tem uma função mais restrita, abrangendo as doenças e alterações nos olhos que se originam na própria região ocular. Assim, é possível dizer que o neuroftalmologista é também um oftalmologista somente mais especializado.

Quais as doenças tratadas pelo neuroftalmologista?

Agora que você já sabe o que é neuroftalmologia, veja as doenças mais comuns tratadas pelos especialistas da área:

  • perda de visão que não tenha uma causa conhecida;
  • problemas de visão dupla ou perda de visão transitória;
  • movimentação anormal dos globos oculares;
  • anormalidades no tamanho das pupilas;
  • problemas nas pálpebras;
  • miastenia gravis. Essa é uma doença autoimune em que os próprios anticorpos produzidos pelo organismo atacam e prejudicam a conexão entre nervos e músculos. Ela atinge várias regiões do corpo, sendo muito comum nas pálpebras e musculaturas que movimentam os olhos. Os sintomas incluem dificuldades para mexer os olhos e movimentos não controlados.

Quem deve indicar uma consulta com o neuroftalmologista?

A consulta com o neuroftalmologista deve partir de um encaminhamento de outro profissional, geralmente o oftalmologista. É muito importante que o paciente não procure diretamente esse especialista, pois sua atuação é mais específica e não será necessária em todos os casos.

Afinal, o paciente não tem como saber se o seu problema tem origem no sistema nervoso central. Assim, corre-se o risco de marcar uma consulta com o neuroftalmologista, esperar por muito tempo para ser atendido ou, até mesmo, pagar um valor elevado para descobrir que o problema poderia ser resolvido por um oftalmologista geral.

Qualquer incômodo na região dos olhos exige a máxima atenção e a identificação correta do profissional a ser consultado. Estamos falando de uma área extremamente complexa e que precisa ser tratada por um especialista experiente e que tenha total domínio das técnicas e procedimentos necessários. Por isso, saber o que é neuroftalmologia e diferenciá-la da oftalmologia é essencial.

Este texto foi útil para você? Então, siga nossas redes sociais e fique sempre por dentro de novidades que vão ajudar com a saúde dos seus olhos. Estamos presentes no Facebook, Instagram, Youtube e LinkedIn.


Publicado em 16/05/2023

Posted in Dicas e cuidados

Entre em contato

Você está buscando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua visão? Então não perca tempo! Venha conhecer a Olhar Certo, a sua clínica oftalmológica de confiança.


Nossos Prêmios

assinatura site

Olhar Certo Clínica Oftamológica © 2024 - Todos os Direitos Reservados.