Mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo têm algum tipo de deficiência visual e em pelo menos 1 bilhão — ou quase metade — desses casos, a deficiência visual poderia ter sido evitada. Os principais motivos de deficiência visual e cegueira são erros de refração — um fenômeno que ocorre quando o feixe de luz, vindo do ambiente externo, atravessa o globo ocular para formar a imagem na retina — que não são corrigidos.
Por esse motivo, exames oftalmológicos regulares e uma visita ao especialista podem ser muito úteis na descoberta de doenças oculares progressivas, como glaucoma, uma condição comum que geralmente apresenta poucos sintomas em seus estágios iniciais. Neste post, falaremos sobre os principais sintomas de cegueira. Confira!
O que é cegueira?
A visão é nosso sentido especial mais precioso. Quase metade do cérebro humano está envolvido em atividades relacionadas à visão. Desse modo, a perda acarreta na redução da capacidade de enxergar, incluindo visão turva, visão dupla, pontos cegos, visão noturna deficiente e perda de visão periférica.
A perda de visão pode afetar um ou ambos os olhos, de forma gradual ou repentina, parcial ou total. As alterações na função dos olhos podem iniciar na própria região ou serem causadas por condições adversas, que afetam o cérebro ou até mesmo o corpo inteiro.
Algumas causas comuns de perda de visão incluem:
- trauma ocular;
- turvação do cristalino — catarata;
- aumento da pressão ocular — glaucoma;
- dano na retina devido ao diabetes — retinopatia diabética;
- ruptura da porção central da retina — degeneração macular relacionada à idade;
- descolamento de retina;
- inflamação do nervo óptico — neurite óptica;
- acidente vascular cerebral.
Quais são os sintomas de cegueira?
Muitos tipos de deficiência visual podem ser evitados com diagnóstico precoce e tratamento rápido. Se uma pessoa perceber que está perdendo a visão, deve marcar uma consulta com seu médico para fazer um check-up. Pode não ser nada com que se preocupar, mas é melhor obter uma opinião profissional.
Caso os principais sintomas de cegueira forem acompanhados por qualquer um dos seguintes sinais, deve-se procurar atendimento médico imediato:
- visão turva;
- visão de túnel;
- dor recorrente dentro ou ao redor do olho;
- ver flashes de luz ou pontos flutuantes brilhantes repentinos;
- incapacidade de ver formas;
- ver apenas sombras;
- visão noturna ruim;
- dor de cabeça severa;
- dificuldade de falar;
- queda facial;
- perda de controle muscular em um lado do corpo;
- dor intensa e repentina nos olhos.
Como a cegueira é tratada?
O tratamento da deficiência visual depende da causa. Existem milhões de pessoas no mundo que não têm visão por causa da catarata e nesses pacientes, a cirurgia restaura, na maioria dos casos, a visão.
Causas inflamatórias e infecciosas da cegueira podem ser tratadas com medicamentos na forma de gotas ou comprimidos. Já o transplante de córnea pode ajudar pessoas cuja visão está ausente devido a doenças graves ou traumas. Outras formas de tratamento incluem o uso de óculos ou lentes de contato.
Os sintomas de cegueira podem ter muitas causas. Condições médicas graves como retinopatia diabética e degeneração macular, podem levar à perda permanente da visão. O diagnóstico precoce e o tratamento de problemas oculares são as melhores maneiras de manter os olhos saudáveis e é importante consultar um médico especialista se houver algum desconforto ou perda na visão.
Portadores da deficiência podem voltar a enxergar?
Como vimos acima, a cegueira pode ter ligação com uma série de fatores, entre doenças, acidentes e outros problemas oculares. Em alguns casos, a progressão de perda da visão pode ser interrompida com tratamentos e, em certos casos, reverter a cegueira do portador.
Todavia, para que o paciente possa enxergar totalmente ou parcialmente, o acompanhamento com um oftalmologista é indispensável. O profissional indicará os exames, tratamentos e cirurgias necessários para proporcionar o máximo de bem-estar para o portador.
Vale ressaltar que a cegueira é reversível em apenas alguns casos. São necessários estudos completos para identificar a probabilidade de corrigir o problema ou diminuí-lo. O apoio médico é indispensável durante esse período. Agende uma consulta na Olhar Certo e cuide da sua saúde ocular.
Gostou do post? Já sabe um pouco mais sobre sintomas de cegueira? Compartilhe estas informações em suas redes sociais e ajude outras pessoas a entenderem um pouco mais sobre o assunto.
Siga a Olhar Certo no Instagram e acompanhe novidades em primeira mão.