O que é acuidade visual e como saber se a minha é boa?

Quem nunca realizou um “exame de vista” que atire a primeira pedra! Seja na escola, seja no trabalho, o teste da acuidade visual é um dos métodos de rastreio mais simples para identificar problemas na visão.

Existe uma série de estruturas no sistema visual atuando para que possamos enxergar bem. Primeiro, é preciso direcionar os raios luminosos para a retina, que vai captá-los e enviá-los para o cérebro. Aqui, ocorre o famoso processamento da imagem.

E o que isso tem a ver com a acuidade? Bem, qualquer falha em todo esse caminho pode gerar dificuldades para enxergar. Logo, é importante identificar o erro e, em seguida, definir o diagnóstico e o melhor tratamento.

Entenda o que é acuidade visual

De modo bem simples, a acuidade visual retrata a capacidade de perceber aquilo que se enxerga. Dessa forma, espera-se que cada indivíduo consiga definir bem as cores e formas de tudo que está no campo de visão.

Complementando, vários aspectos podem sugerir uma boa acuidade, como distinção de contornos e tamanhos, além da nitidez da imagem. Imagens borradas ou embaçadas podem ser corrigidas na grande maioria das vezes.

Por isso, é tão importante detectar o problema a fim de indicar os melhores tratamentos. No geral, os óculos de grau ou lentes de contato cumprem bem o papel de correção. Mas calma, vamos dar um passo de cada vez!

Veja qual a importância da acuidade

Antes de partirmos para o diagnóstico, será que a acuidade visual é apenas um detalhe na vida de cada pessoa? Bem, se for um detalhe, será um dos mais importantes. Isso porque a visão é uma das maneiras de comunicar e interagir com o mundo. 

Logo, um problema na acuidade visual pode prejudicar o paciente, independentemente da faixa etária. Para os estudantes, é uma maneira direta de dificultar o aprendizado. Para trabalhadores, pode comprometer o dia a dia laboral.

E imagine só para dirigir! Uma visão borrada poderia provocar acidentes e prejuízos para a sociedade. Nessa perspectiva, é fundamental contar exames práticos a fim de identificar problemas na acuidade.

Saiba como medir a acuidade

Agora, vamos conhecer o grande destaque: o teste de Snellen! Esse teste é muito simples e consiste em uma tabela com 11 linhas. Tais linhas são compostas por letras, que reduzem de tamanho progressivamente.

Ao lado de cada letra, existe uma combinação de números, como “20/200”. O primeiro número representa a distância, em pés, que a tabela está posicionada daquela pessoa. Já o segundo indica a quantos pés uma visão saudável consegue ler a linha.

Assim, a pessoa é posicionada a 6 metros da tabela e deve ler, em voz alta, cada uma das letras. Vale lembrar que o teste é realizado em cada olho. Logo, é preciso ocluir um lado quando se testa o outro.

De fato, esse é o principal teste para medir a acuidade visual. Existe, ainda, o teste de Ishihara, mais voltado para identificar condições associadas à identificação de cores, como o daltonismo. De toda forma, é fundamental que o resultado do teste seja interpretado por um especialista, que será capaz de prescrever corretamente o melhor óculos de grau para o tratamento. Então, diante de qualquer sintoma, procure um médico!

E você, já realizou o teste de Snellen? Conte para nós pelos comentários!


Publicado em 16/02/2023

Posted in Dicas e cuidados

Entre em contato

Você está buscando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua visão? Então não perca tempo! Venha conhecer a Olhar Certo, a sua clínica oftalmológica de confiança.


Nossos Prêmios

assinatura site

Olhar Certo Clínica Oftamológica © 2024 - Todos os Direitos Reservados.