Como identificar a necessidade de aumentar o grau dos óculos?

Uma das maiores preocupações de quem usa óculos é a necessidade de aumentar o grau. Afinal, será que existe uma maneira de barrar esse progresso? Bem, mais importante de impedir, é conseguir perceber quando chegou o momento.

De maneira geral, o uso de óculos vem para corrigir um problema de refração. Isso significa que as estruturas naturais dos olhos não estão conseguindo direcionar os raios luminosos para a retina e, por isso, geram imagens borradas e com baixa acuidade.

Quanto maior o grau, pior é a visão. A má notícia é que não cabe apenas ao indivíduo os cuidados para não progredir com os óculos. Porém, vamos conversar sobre os sinais de que chegou a hora de trocá-lo!

Entenda a importância o óculos de grau

Como visto, o uso de óculos de grau veio como uma necessidade para corrigir os erros de refração e formação da imagem. De fato, ele consegue melhorar a qualidade de vida dos usuários e requer apenas cuidados básicos e higienização.

Impedir o aumento do grau, infelizmente, não é algo que depende dos hábitos de cada pessoa. Na verdade, o próprio olho passa por mudanças na estrutura que podem direcionar para a troca do óculos. Vale reforçar que o uso intenso de telas pode influenciar nessa progressão.

Saiba quando é necessário aumentar o grau

Bem, se não é possível impedir totalmente o aumento do grau, vale a pena conhecer os sinais de que chegou a hora de trocar o óculos.

Desconforto ocular

A partir do momento que o grau sobe e seu óculos não acompanha isso, ele tende a não ser mais suficiente para promover uma visão adequada. Nestes casos, a pessoa sente um desconforto ocular, que pode ser traduzido como a visão embaçada.

Vale lembrar que o processo de adaptação ao óculos também pode provocar, momentaneamente, essa sensação. Portanto, não se preocupe caso o óculos não se adeque nas primeiras horas ou dias.

Óculos inadequado

Embora seja normal demorar um pouco para a adaptação total, às vezes o problema realmente é do óculos. Isso ocorre, geralmente, quando não é fabricado em um local confiável — o famoso “óculos pirata”.

Por esse motivo, nada de querer fazer economia a todo custo, certo? Muitas vezes, o barato pode sair caro e, ao final, tanto a sua vista como também seu bolso sairão prejudicados.

Dores de cabeça

Por fim, o sinal clássico de que chegou o momento de trocar de óculos: as dores de cabeça frequentes. Com o aumento do grau, as estruturas oculares tentam promover uma melhor acuidade, mesmo apresentando problemas estruturais.

Essa tentativa, ao longo do dia, existe esforço de pequenos músculos presentes no próprio olho e, consequentemente, maior esforço para a face como um todo. É justamente essa tensão que vai gerar dores de cabeça.

Por mais que seja importante identificar quando aumentar o grau, é fundamental detectar de quanto foi esse aumento. Então, não abandone seu oftalmologista após pegar o primeiro óculos, certo? Por meio das consultas, você será orientado sobre bons hábitos para cuidar da visão, bem como ter todo aparato necessário para avaliar corretamente seus olhos, seja em estrutura, seja em função.

Então, entre em contato conosco e deixe profissionais capacitados cuidarem da sua visão!


Publicado em 02/02/2023

Posted in Dicas e cuidados

Entre em contato

Você está buscando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua visão? Então não perca tempo! Venha conhecer a Olhar Certo, a sua clínica oftalmológica de confiança.


Nossos Prêmios

assinatura site

Olhar Certo Clínica Oftamológica © 2024 - Todos os Direitos Reservados.