O descolamento de retina consiste em uma alteração dessa estrutura na superfície interna do olho. Saiba que a separação interrompe o fornecimento de nutrientes e, assim, ocorre a degeneração celular.
É necessário destacar que a retina é muito flexível, fina, delicada e que existem receptores fotossensíveis capazes de converter a imagem luminosa advinda do exterior. O deslocamento da estrutura é uma urgência médica e deve ser tratada de forma rápida, porque pode ocasionar a perda total da visão.
Continue a leitura e saiba mais informações a respeito do deslocamento da visão!
Quais são os sintomas do descolamento de retina?
Alguns sintomas são comuns no deslocamento da retina e ajudam a alertar o paciente de que pode existir algo de errado no olho. Logo, identificar rapidamente os sintomas e procurar ajuda especializada é fundamental para começar o tratamento. Veja a seguir os principais sintomas!
Visão turva ou embaçada
A visão embaçada pode ser um importante sinal de um deslocamento de retina. Isso porque o deslocamento pode acontecer em áreas periféricas, projetando uma sombra no campo da visão ou na região central do globo ocular.
Manchinhas escuras na visão
Um sinal de que a retina pode ter sido deslocada é o aparecimento de “moscas volantes”. O sintoma acontece devido a minúsculas partículas flutuando no vítreo, ou seja, o líquido que fica na parte interna do olho por onde a luz precisa passar antes de chegar a retina.
Desse modo, ao perceber pontos escuros ao olhar uma superfície branca ou um ambiente bem iluminado, é fundamental procurar um oftalmologista para analisar a retina e, assim, evitar a evolução da doença.
Flashs luminosos
A sensação de raios, flashes de luz e relâmpagos na visão pode ser sinal de deslocamento na retina, especialmente se associados com o aparecimento de moscas volantes. Ao apresentar esses sintomas, é necessário procurar um especialista para realizar o exame e, consequentemente, verificar se houve ou não lesão.
Como identificar o deslocamento?
Como foi mencionado, o deslocamento da retina pode apresentar diferentes sintomas. Para identificar com precisão, é primordial buscar ajuda especializada. O oftalmologista, por sua vez, poderá realizar os exames adequados para o problema.
Sendo assim, ao apresentar alguns dos sintomas, como manchas escuras, flashes de luz ou sensação de dor no olho, procure um profissional para realizar a avaliação e começar o tratamento adequado.
Como tratar o deslocamento de retina?
Existem diversos tratamentos para o deslocamento da retina. Sendo que pode o profissional pode realizar a aplicação de laser de argônio capazes de bloquear o buraco na retina e, desse modo, impedindo a progressão do problema ocular.
Alguns tipos de deslocamento podem ser solucionados com um gás expansivo na cavidade vítrea, que tem a finalidade de fazer com que a retina deslocada retome à sua posição original. Existe também a vitrectomia, ou seja, um dos tratamento mais utilizados e é feita a remoção do vítreo e o posicionamento da retina.
Portanto, o deslocamento da retina apresenta sintomas que merecem atenção e cuidados. Nenhum incômodo na região ocular deve ser negligenciado, os olhos merecem cuidados especiais. Assim, para que o deslocamento não seja agravado com o decorrer do tempo, busque por ajuda médica especializada.
Gostou do conteúdo que preparamos para você? Então, não deixe de agendar a sua avaliação. Em nosso Instagram tem sempre novidades sobre saúde ocular e nossas clínicas. Siga o perfil!