Bebê com olho vermelho e inchado? Entenda o que pode ser e o que fazer

É necessária atenção e cuidado ao ter bebê com olho vermelho e inchado, pois pode ser sinal de algum problema ocular. Caso os pais não cuidem da visão do seu filho até os 12 meses de vida, ele pode ficar com o órgão comprometido. 

As doenças oculares não atingem apenas os indivíduos mais velhos. Por essa razão, os adultos devem ficar atentos às mudanças nos olhos de suas crianças. Qualquer problema não tratado pode se desenvolver para algo mais sério. 

Continue a leitura e saiba o que fazer quando o bebê apresentar os olhos vermelhos e inchados!

O que pode deixar o bebê com o olho vermelho e inchado? 

Algumas situações podem deixar o seu bebê com os olhinhos irritados. Sendo assim, é necessário ficar atento para iniciar o tratamento mais adequado. Confira, a seguir, o que pode afetar o olho do seu neném! 

Alergia ocular 

A alergia ocular pode acontecer nos bebês por diversos fatores, como o contato com ácaro, pelos de animais e pólen. Eles podem apresentar coceira na região dos olhos, vermelhidão, inchaço, sensibilidade à luz, entre outros incômodos. 

Blefarite 

A blefarite consiste em uma inflamação das pálpebras das crianças e pode surgir por causa de uma bactéria, seborreia ou uma reação alérgica. Os principais sintomas são inchaço e vermelhidão das pálpebras, formação de crostas na região ocular, dificuldade em abrir os olhos, lacrimejo e descamação. 

Conjuntivite 

A conjuntivite em bebês é provocada por bactérias ou vírus. Os olhos ficam inflamados, vermelhos e apresentam uma secreção espessa e amarelada. Além do mais, as pálpebras ficam inchadas e grudadas por causa do excesso de secreção. 

Afinal, o que é conjuntivite em bebês e seus sintomas? 

A conjuntivite em bebês pode ser de três tipos, sendo alérgica, infecciosa ou neonatal. A neonatal acontece nos primeiros dias de vida e surge pelo contato das secreções genitais contaminadas da mãe durante o parto. A conjuntivite infecciosa surge por causa de um vírus ou bactérias. A alérgica acontece devido ao contato com alguma substância. 

As causas da conjuntivite são diferentes, mas os sintomas são semelhantes. O bebê apresenta vermelhidão e irritação nos olhos, secreção excessiva, lacrimejamento, coceira, inchaço, desconforto ao abrir e fechar os olhos e hipersensibilidade à luz. 

O que fazer quando identificar os sintomas de conjuntivite? 

A conjuntivite não consiste em um problema grave, mas é fundamental buscar um oftalmologista infantil para ele indicar o tratamento adequado e prescrever o remédio ideal. Caso seja uma conjuntivite alérgica, o especialista deve investigar a causa para que o problema não volte a comprometer a saúde ocular do bebê. 

Portanto, bebê com olho vermelho é indicativo de algum problema ocular e vale a pena investigar sempre. Para isso, é necessário ir até uma clínica oftalmológica de confiança para realizar o melhor tratamento. Para evitar a conjuntivite e as outras doenças mencionadas, é preciso ir regularmente ao oftalmo. Além disso, ao limpar os olhos do bebê, é necessário sempre higienizar as mãos. 

Gostou do conteúdo? Aproveite para postar o conteúdo em suas redes sociais para que outros pais fiquem por dentro do assunto!


Publicado em 25/04/2023

Posted in Doenças oculares

Entre em contato

Você está buscando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua visão? Então não perca tempo! Venha conhecer a Olhar Certo, a sua clínica oftalmológica de confiança.


Nossos Prêmios

assinatura site

Olhar Certo Clínica Oftamológica © 2024 - Todos os Direitos Reservados.