A dependência dos óculos de grau é uma realidade na vida de muitas pessoas. Afinal, o astigmatismo, a hipermetropia e a miopia são condições que demandam esse uso frequente. Nesse sentido, a cirurgia refrativa a laser é uma excelente alternativa, visto que é um procedimento rápido e seguro.
A cirurgia refrativa é um dos métodos mais modernos e diferenciados, que visa à correção de problemas oculares e, assim, melhora a qualidade de vida de muitos pacientes. Além disso, é válido frisar o custo-benefício, pois os gastos com lentes e óculos não serão mais necessários.
Está gostando do post? Continue a leitura e saiba mais informações!
O que é e como funciona a cirurgia refrativa a laser?
Essa cirurgia é conhecida por ser uma técnica a laser usada para corrigir presbiopia, miopia com astigmatismo e hipermetropia com astigmatismo. Os recursos usados são LASIK, PRK e Smile; estes colaboram para a correção da córnea e fazem com que as imagens visuais sejam formadas com um elevado nível de precisão.
Esse procedimento, de maneira geral, é bem rápido e não ocasiona dor. O responsável pela cirurgia aplica um colírio anestésico no olho afetado. Logo após, o médico encaminha o paciente a um equipamento no qual vai receber os raios de laser na córnea diretamente.
É preciso seguir algumas orientações para que o pós-operatório seja tranquilo e para que não haja nenhuma restrição. Logo, é importante: evitar esfregar os olhos, não fazer esforço físico durante os primeiros 15 dias após a cirurgia e usar o colírio solicitado pelo médico.
Quais são as indicações e contraindicações para a realização dessa cirurgia?
Esse procedimento é indicado para indivíduos com mais de 18 anos e que tenham estabilizado o grau. Somado a isso, existem muitas pessoas que têm problemas de autoestima devido à dependência dos óculos. Nesses casos, a cirurgia refrativa pode ser um procedimento que vai gerar maior bem-estar e conforto.
Em contrapartida, existem condições nas quais a realização da cirurgia é contraindicada, como estar grávida ou em processo de amamentação, pessoas com doenças autoimunes ou sistêmicas como o diabetes e hipertensão e em caso de formatos irregulares da córnea.
Por fim, é importante alertar que a proposta dessa cirurgia é realmente reduzir a dependência dos óculos. Na maioria dos casos, o paciente realmente deixa de usar os óculos. Porém, existem situações em que, mesmo após a diminuição do grau, é necessário o uso das lentes para dirigir ou ler um livro, por exemplo.
Quais os benefícios da cirurgia refrativa?
A economia, no que se refere ao investimento na compra dos óculos, armações e lentes, será grande. Afinal, é comum quebrar os óculos ou perder a caixa da lente. Além disso, esse tipo de técnica cirúrgica não requer internação. A recuperação também é rápida e o uso de medicamentos no pós-operatório é por um curto intervalo de tempo.
A independência, sem dúvida, é um fator que impulsiona muitos pacientes a optarem por essa cirurgia. Quando o indivíduo tem um grau elevado, praticar esportes, ir à praia e tomar banho de piscina costuma ser uma tarefa árdua.
Portanto, agora que você já sabe um pouco mais sobre a cirurgia refrativa a laser, como funciona e as suas principais vantagens, caso você tenha problemas oculares, procure um profissional de confiança e realize esse procedimento, pois ele é seguro e super confiável.
O que achou do conteúdo apresentado acima? Entre em contato conosco e fique por dentro de mais novidades acerca desse assunto!