O que é blefarite? Veja 4 dicas para cuidar das pálpebras em casa

Diversas inflamações podem afetar os olhos, sendo que há uma doença que acomete as pálpebras, trazendo um incômodo para o dia a dia. Estamos falando da blefarite. E você sabe o que é blefarite?

É um problema que atinge as pálpebras e tem tratamento, mas exige a avaliação do oftalmologista para que seus sintomas não sejam confundidos com outros quadros.

Quer entender melhor sobre a blefarite? Continue a leitura, conheça as causas e sintomas da inflamação, bem como 4 dicas de cuidados para que você possa cuidar das pálpebras de um jeito simples. Acompanhe!

Afinal, o que é blefarite e quais suas causas?

A blefarite é uma inflamação nas pálpebras que pode acometer pessoas de qualquer idade. No entanto, é um quadro que tende a ser mais comum em quem tem pele com mais oleosidade. Nesse caso, há uma concentração de gordura e bactérias que ficam na região dos cílios.

A doença pode ser causada pelo mau funcionamento das glândulas de Meibomius, estruturas que têm o papel de garantir o equilíbrio da lágrima.

Pode, ainda, ser originada devido a um quadro de infecção bacteriana ou ser decorrente do uso de lentes de contato, maquiagem ou colírios, que podem causar alergias. Pode surgir, também, em pacientes com rosácea, doença inflamatória da pele.

Quais são os sintomas da blefarite?

Depois de entender o que é blefarite, é importante saber quais os sintomas da inflamação:

  • coceira nos olhos;
  • vermelhidão nos olhos;
  • descamação na pálpebra, como se fosse caspa;
  • olhos lacrimejando;
  • cílios grudando;
  • queda de cílios;
  • ardência nos olhos.

Como cuidar das pálpebras em casa? Confira 4 dicas

Caso você note alguns dos sintomas da blefarite, é importante procurar uma clínica oftalmológica para que o médico possa avaliar seus olhos e passar o tratamento adequado, visto que a inflamação tem cura.

Em casa, é importante ter alguns cuidados. Vejamos, a seguir, os principais.

1. Limpar as pálpebras

O médico pode indicar a realização de compressas quentes para amolecer as crostas formadas na pálpebra, bem como a limpeza com algum produto específico, como shampoo de bebês diluído em água.

Aliás, a limpeza das pálpebras deve ser feita diariamente, usando uma gaze ou algodão, e realizando movimentos suaves.

2. Suspender uso de lente de contato e maquiagem

Se a blefarite for resultado de uma alergia pelo uso de lente de contato, maquiagem e cílios postiços, a dica para cuidar das pálpebras é suspender o uso imediatamente para reduzir a inflamação e irritação nos olhos.

3. Usar colírios ou pomadas

Além de fazer a higienização das pálpebras, em casa, o paciente pode utilizar colírios e pomadas antibióticos receitados pelo médico para combater a inflamação.

4. Sempre lavar as mãos ao mexer nos olhos

Por fim, para evitar a blefarite e qualquer outra infecção ocular, é importante sempre lavar bem as mãos na hora de mexer nos olhos, especialmente para quem faz uso de lentes de contato.

Agora você já sabe o que é blefarite e como ela pode se manifestar. Em caso de qualquer alteração na visão ou nos olhos, o recomendado é sempre procurar uma clínica oftalmológica especializada. Dessa maneira, você realiza exames e recebe o atendimento mais adequado!

Ficou com alguma dúvida sobre esse problema oftalmológico? É só entrar em contato com a gente que, em breve, responderemos às suas dúvidas!


Publicado em 04/07/2023

Posted in Doenças oculares

Entre em contato

Você está buscando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua visão? Então não perca tempo! Venha conhecer a Olhar Certo, a sua clínica oftalmológica de confiança.


Nossos Prêmios

assinatura site

Olhar Certo Clínica Oftamológica © 2024 - Todos os Direitos Reservados.