Está sentindo ardência nos olhos? Conheça as 5 principais doenças relacionadas

Nossos olhos são um dos órgãos mais sensíveis do nosso corpo. A parte mais externa — que está exposta e que é visível para nós — é coberta por uma camada muito fina e transparente chamada conjuntiva. Mesmo com todos os mecanismos de proteção, a ardência nos olhos pode ocorrer.

O desconforto ocular está entre os mais comuns. Essa queimação se refere à irritação que pode ou não deixá-los vermelhos e com excesso ou falta de lágrimas. É possível que ela esteja acompanhada de outros sinais e sintomas, como dor, secreção ocular e coceira.

A ardência nos olhos é ocasionada por vários motivos, incluindo o clima seco, alergias e alguns tipos de doenças. Seja qual for a causa dos problemas oculares, somente um profissional especializado poderá realizar o diagnóstico correto e prescrever o tratamento ocular.

Neste artigo, abordaremos as 4 principais causas relacionadas aos sintomas de ardência nos olhos. Confira!

1. Síndrome do olho seco

Olhos saudáveis estão constantemente cobertos por um fluido, conhecido como filme lacrimal. Ele é projetado para permanecer estável entre cada piscada, evitando que os olhos fiquem secos e permitindo uma visão mais clara. Se as glândulas lacrimais produzirem menos lágrimas, o filme lacrimal pode se tornar instável e dar origem à síndrome do olho seco.

Os sintomas vão desde dificuldade em ler após ficar um tempo sem piscar ou no computador por longos períodos, até sensação de ter areia nos olhos. O tratamento pode ter como objetivo aumentar a produção de lágrimas, prevenir a perda excessiva delas por meio de colírios e pomadas para auxiliar na lubrificação ou manter o volume do filme lacrimal.

2. Tensão nos olhos

A pressão ocular, também conhecida como tensão nos olhos, pode surgir em diferentes períodos da vida. Basicamente, o transtorno desperta uma sensação de corpo estranho na região, o que gera irritações, como a ardência e a produção de lágrimas em excesso.

A tensão nos olhos está atrelada a outros problemas de saúde, como a diabetes e a miopia. Nos casos de de aumento de glicose no sangue, é necessário controlar o consumo de açúcar e seguir as recomendações médicas. A miopia, por outro lado, é tratada com óculos, lentes de contato ou cirurgia.

3. Fadiga ocular

A fadiga ocular representa o cansaço presente nos olhos, após esforços contínuos. O incômodo pode surgir dependendo de algumas circunstâncias:

  • ao assistir televisão por longas horas;
  • ao permanecer na frente da tela do computador ou smartphone por longos períodos;
  • ao ler com pouca luz;
  • se houver problemas de visão como miopia, astigmatismo e hipermetropia, e não se usa lentes ou óculos para correção;
  • com a exposição a luzes fortes e à luz do sol sem o uso de óculos para proteção.

4. Alergias

Elas podem causar uma sensação de areia nos olhos e coceira por conta conjuntivite alérgica. Estamos mais familiarizados com o tipo de conjuntivite ligada a bactérias ou vírus, mas é possível que os alérgenos também causem ardência nos olhos.

Evitar o gatilho é a principal forma de prevenir o início dos sintomas da alergia. Outros tratamentos podem ser propostos, como o uso de antialérgicos ou injeção para alergias que possuem o objetivo de aumentar à tolerância as substâncias alérgicas.

5. Conjuntivite

É uma condição na qual a membrana transparente do olho, chamada conjuntiva, infecciona ou inflama. A conjuntiva cobre a parte branca do olho e deve ser clara quando saudável. Quando inflada, os vasos sanguíneos ficam dilatados e, portanto, mais visíveis, deixando os olhos vermelhos.

Essa condição provoca ardência, lacrimejamento e pode ser causada por vírus (como herpes), bactérias (como Staphylococcus aureus) e alérgenos (como bolores e pólen). O tratamento depende de sua causa e somente o médico poderá prescrever o melhor medicamento a ser usado.

Diagnóstico e tratamento da ardência nos olhos

Identificar o motivo subjacente da ardência nos olhos é imprescindível. Pessoas com esse sintoma devem consultar um profissional o mais rápido possível. O médico fará o diagnóstico por meio de perguntas à pessoa sobre seus sintomas, por exemplo: quando os sinais começaram? O que os tornam piores ou melhores? Faz uso de algum medicamento? Além disso, alguns exames podem ser solicitados para melhor elucidar as causas do ardor ocular.

Agora que você já sabe de algumas das causas de ardência nos olhos e da importância de procurar um médico especializado para fazer o diagnóstico correto e o tratamento mais adequado, conheça as clínicas oftalmológicas Olhar Certo. Contamos com equipamentos de última geração e profissionais altamente qualificados. Aqui, acreditamos que ter acesso à saúde é um direito de todos!

Então, que tal entrar em contato conosco para obter mais informações sobre nossos profissionais? Agende uma consulta agora!


Publicado em 08/11/2024

Posted in Doenças oculares

Entre em contato

Você está buscando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua visão? Então não perca tempo! Venha conhecer a Olhar Certo, a sua clínica oftalmológica de confiança.


Nossos Prêmios

assinatura site

Olhar Certo Clínica Oftamológica © 2024 - Todos os Direitos Reservados.