Estou com os olhos inchados, o que pode ser?

É normal que você já tenha acordado vez ou outra com os olhos mais inchados, porém, quando essa situação é recorrente, pode ser indicativo de que algo não vai bem. Por isso, se você perceber que está com os olhos inchados por muito tempo, fique alerta.

Esse inchaço pode surgir em várias partes dos olhos, como nas duas pálpebras superiores ou em apenas uma e nas pálpebras inferiores. Um exemplo é o hordéolo — também conhecido como terçol ou “bonitinho” — inchaço próximo a linha dos cílios doloroso ao toque. 

Prossiga a leitura para adquirir mais informações, como as possíveis causas e o que pode ser feito.

O que caracteriza olhos inchados e quais são os sintomas?

As pálpebras inchadas podem surgir em forma de olheiras intensas, quando ficamos muitas horas na frente do computador ou celular, ou quando coçamos os olhos em excesso — que pode ser pela presença de poeira, tempo seco ou alergia a algum produto. Se essa condição ocorrer com frequência, pode ser sinal de que é hora de ir ao oftalmologista.

O inchaço também pode ocorrer em estruturas do próprio globo ocular, e não somente nas pálpebras. Geralmente se manifesta com vermelhidão, sensibilidade, sensação de areia nos olhos, ardência e dores no local.

Porém, o inchaço também pode ocorrer de dentro para fora do globo ocular e, geralmente, apresenta vermelhidão, sensibilidade, ardência e dores no local.

O que o olho inchado pode indicar?

Como você percebeu, os olhos inchados se manifestam de diversas formas e, exatamente por isso, os sintomas podem ser indicativos de diversas doenças ou até de irritações mais leves. Conheça as enfermidades oculares mais comuns que provocam inchaço nos olhos:

  • conjuntivite: principalmente se o inchaço for acompanhado de lacrimejamento, coceira e vermelhidão;
  • herpes ocular: que é uma infecção causada pela herpes tipo 1, podendo causar embaçamento visual e dor;
  • celulite orbital: um quadro grave e, geralmente, está associado a doenças mais sérias, como problemas respiratórios e crises de sinusite;
  • problemas circulatórios: esse sintoma está associado, muitas vezes, à retenção de líquido, inchaço no corpo todo (incluindo os olhos) e é indicador de que outras áreas precisam ser investigadas e não necessariamente há um problema ocular;
  • doenças sistêmicas: como insuficiência renal, que também causam inchaço em várias partes do corpo;
  • alergias oculares: causadas por lente de contato, reações a alimentos, produtos químicos, entre outros;
  • calázio: nódulo cheio de líquido que surge tanto na pálpebra superior como inferior e que não traz graves consequências para a visão, mas que se não for corretamente manejado, pode ser necessário cirurgia para sua remoção.

Viu como são várias as formas de manifestação e as possíveis doenças que um inchaço ocular pode indicar? Observe com atenção se ocorre após uma noite mal dormida, dependendo da fase do ciclo menstrual, ou até mesmo da permanência por muitas horas em frente às telas.

Ao perceber os olhos inchados com frequência ou persistência por várias horas do dia, é recomendado ir logo ao oftalmologista para uma avaliação com atenção. Apenas um especialista conseguirá levantar as possíveis causas e, principalmente, dizer se ela é uma doença ocular ou não. Na Olhar Certo, você conta com atendimento de excelência para consultas e exames.

Já conhece uma de nossas unidades? Acesse nosso site e agende na Olhar Certo mais próxima de você para cuidar com atenção da saúde da sua visão!


Publicado em 31/05/2022

Posted in Dicas

assinatura site

Olhar Certo Clínica Oftamológica © 2021 - Todos os Direitos Reservados.