Olhar Certo / 14/12/2019 / Doenças oculares

Como funciona a adaptação de lentes de contato? 4 dicas

Substituir os óculos pelas lentes é um momento muito emocionante. Mas como toda novidade, a fase de adaptação de lentes de contato pode ser um pouco assustadora. Apesar de práticas, elas exigem uma rotina de cuidados que pode deixar os usuários de primeira viagem um pouco perdidos.

Selecionamos 4 dicas para você se sentir confortável e seguro com suas lentes de contato. Elas valem para inciantes e para quem já usa lente há algum tempo. Vamos lá?

4 dicas para a adaptação de lentes de contato

Inserir e remover as lentes de contato nos primeiros dias de uso pode ser um pouco desconfortável, é verdade. O importante é ficar tranquilo e manter a calma sempre que estiver manuseando as lentes

Vamos desmistificar de vez a rotina de cuidados com as lentes de contato e você vai aprender a utilizá-las com toda segurança necessária, combinado?

1. Aprenda a colocar e remover suas lentes

Essa é provavelmente uma das etapas mais difíceis para quem utiliza as lentes de contato pela primeira vez. 

O primeiro passo é lavar as mãos para evitar contaminação. Coloque a lente na ponta do dedo contra a luz e verifique se ela está na posição correta. Se ela se parecer com um prato de sopa, com as extremidades dobradas para fora, ela está do avesso. Se ela se parecer com um meio círculo regular, está posicionada corretamente.

Para colocar as lentes

Com uma mão, puxe a pálpebra superior para cima para não piscar e a pálpebra inferior para baixo. Com a outra, mova a lente em direção ao olho. Para colocá-la, pode ser mais confortável olhar para cima. Solte as pálpebras delicadamente e feche o olho por uns instantes, para permitir que a lente se ajuste melhor. Siga os mesmos passos no outro olho.

Para remover as lentes

Para retirá-las, lave as mãos. Olhe para cima e puxe com um dedo a pálpebra inferior para baixo. Com o outro dedo, toque na lente, apertando-a suavemente com o apoio do polegar para puxá-la. 

Essas dicas valem para os tipos de lente de contato flexíveis. Siga as recomendações do seu oftalmologista caso as suas lentes sejam do tipo rígido.

2. Mantenha as lentes sempre limpas

A limpeza das lentes exige cuidados especiais para evitar a contaminação e também garantir a durabilidade do produto. Coloque a lente na palma da mão e aplique a solução de limpeza. Com um dedo, esfregue a lente em movimento para frente e para trás. Feito isso, lave-a com mais solução de limpeza. 

Antes de devolver as lentes para o estojo, remova a solução antiga, lave-o e deixe-o secar sobre um pano limpo. O ideal é que o estojo seja substituído a cada 3 meses. 

Nunca use água para a limpeza do estojo ou lentes. E aplique a solução de limpeza indicada por seu oftalmologista.

3. Hidrate-se

Pessoas que costumam passar muito tempo em frente ao computador ou em ambientes com poeira, fumaça ou ar-condicionado podem sentir os olhos mais secos. E o desconforto pode ser pior quando se está com lentes de contato.

A primeira dica é beber muita água para garantir a hidratação de dentro para fora. A segunda é lembrar de piscar para manter a umidade dos olhos. Normalmente, quando estamos em frente do computador nos esquecemos disso. Por fim, utilize um colírio recomendado pelo seu oftalmologista.

4. Siga as recomendações do seu oftalmologista

Para garantir a saúde dos seus olhos, siga sempre as orientações de seu oftalmologista. Não durma com as lentes ou use-as por mais tempo que o recomendado. 

Também é importante respeitar o período de troca das lentes. Em caso de qualquer desconforto, como uma coceira nos olhos, por exemplo, procure o médico.

Você viu neste artigo que a adaptação de lente de contato não é tão complicada quanto parece. O importante é seguir as orientações do seu oftalmologista, essas dicas e ter atenção durante o manuseio das lentes para evitar a contaminação do produto. Pode parecer complicado no início, mas assim que você se adaptar à rotina de cuidados, verá que é bem fácil.

Gostou das nossas dicas sobre adaptação das lentes? Então saiba mais sobre a validade das lentes de contato.

 

Saiba mais

Interessou-se sobre o assunto?
Entre em contato conosco e converse
com um oftalmologista da nossa equipe!

Entre em contato
Últimas Postagens